RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS)
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.4699Palavras-chave:
Autobiografia, Formação docente , Lingua Portuguesa , Tecnologias digitaisResumo
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ganharam relativo destaque em todas as esferas sociais, especialmente, durante e após a pandemia de Covid-19 que suscitou, no ano de 2020, mudanças drásticas. O âmbito educacional foi um dos meios que mais sofreram alterações em seu formato de oferta de ensino, uma vez que, a utilização dos meios tecnológicos, permissíveis ao contato interacional entre professores e alunos, foram necessários nesse contexto de distanciamento social. Entretanto, nos deparamos com uma formação docente que não abarcava o uso das TDICs para um processo de ensino\aprendizagem proveitoso, acarretando uma busca, por parte de inúmeros docentes, de cursos preparatórios para a utilização dessas ferramentas. Desse modo, o presente trabalho consiste em levantar discussões acerca da necessidade de uma formação adequada aos futuros profissionais da educação acerca do uso das TDICs, tomando como base os relatos autobiográficos de dois profissionais de Língua Portuguesa sobre suas vivências durante o curso de graduação e de atividade em sala de aula. Foi utilizado os pressupostos metodológicos da autobiografia, postulados por (NÓVOA; FINGER, 1988), além de seguir os pensamentos de estudiosos e estudiosas como Gatti e Barreto (2009), Marinho e Lobato (2008) entre outros. Desse modo, ponderamos que, para que os docentes possam proporcionar um ensino significativo a partir da utilização das TDICs em sala de aula, estas devem vir precedidas de planejamento adequado, de uma prática educativa centrada no aluno, de professores atualizados e, principalmente, faz-se necessário um currículo receptivo às inovações, para que superemos o paradigma de que o uso das TDICs é um simples recurso de ensino.
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