Sucesso é ser alguém na vida: repensando juventudes, racismo, e sucesso escolar

Kethinking Youth, racismo, and school success.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4693

Palavras-chave:

Juventudes, racismo, sucesso escolar

Resumo

O presente trabalho visa apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa, que teve como objetivo geral compreender de que maneira se constituem as trajetórias de sucesso de estudantes negras e negros do Ensino médio, de um Colégio estadual localizado na cidade de Petrópolis, considerando a articulação entre os capitais (cultural, social e econômico). A pesquisa foi realizada por meio de uma observação participante que incluiu rodas de conversas e entrevistas gravadas com estudantes, professores e demais funcionários da Instituição. Como referencial teórico apoiamo-nos em Bourdieu, na compreensão da articulação entre os capitais; em Lahire, na discussão sobre sucesso escolar nas classes populares; e em Gonçalves e Silva, entre outros autores que discutem questões raciais, racismo e juventude negra. Neste artigo buscamos trazer a perspectiva de sucesso de alunas e alunos, professoras e Escola. Foi possível perceber que para a instituição escolar o sucesso está atrelado a notas e resultados; já para os estudantes e suas famílias, não raro, concluir o Ensino médio sem interrupções pode ser considerado uma forma de sucesso e de melhoria na qualidade de vida.

Biografia do Autor

Gerusa Faria Rodrigues, Universidade Católica de Petrópolis - UCP

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Professora no curso de Pedagogia na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Petrópolis, Rio de Janeiro.

Débora Breder, Universidade Católica de Petrópolis- UCP

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2008), com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2006). Mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Bacharel em Comunicação Social, habilitação Cinema, pela Universidade Federal Fluminense (2000). Formada em Cinema pela Escuela Internacional de Cine,Televisión y Video de San António de Los Baños, Cuba (1992). Foi Professora Visitante junto ao Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2013), onde realizou pós-doutorado (2012), e atualmente é Professora Adjunta da Universidade Católica de Petrópolis, integrando o Programa de Pós Graduação em Educação. É coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (GRECCA/UCP). Tem experiência nas áreas de Antropologia e Educação, com ênfase em Antropologia do Cinema, Relações de Gênero, Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema e audiovisual, corpo, marcadores sociais da diferença, educação. 

Referências

ADICHIE, C. N. Para educar crianças feministas: um manifesto. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

BOURDIEU, P. O capital social- notas provisórias. In: CATANI, A. NOGUEIRA, M. A. (org.). 2007.

CORROCHANO, M. C. Jovens no Ensino Médio: Qual o lugar do trabalho? In: DAYRELL, J. CARRANO, P. MAIA, C. L. (Orgs.). Juventude e Ensino Médio: Sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, p. 101- 134.

GONÇALVES E SILVA, P. B. Crianças negras entre a assimilação e a negritude. Revista Eletrônica de Educação. v.9, n. 2, p. 161- 187, 2015.

LAHIRE, B. Sucesso Escolar nos Meios Populares, as razões do improvável. São Paulo: Ática, 2008.

LOUZANO, P. Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos. Cadernos Cenpec. São Paulo. V.3, n. 1, p. 111- 133, jun. 2013.

MARCELINO, S. R.S. Racismo e (in)sucesso escolar: percepções e vivências escolares de adolescentes dos anos finais do ensino fundamental II. Tese de doutorado- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 2019.

OLIVEIRA, R. Juventude negra e Ensino Médio: Uma discussão para a agenda das políticas afirmativas. Revista E- Curriculum, São Paulo, PUC, 2015, v.13, nº 2, p. 309 a 330.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: Histórias de submissão e rebeldia. 4ª ed. Revisada e aumentada- São Paulo- Intermeios, 2015.

PIOTTO, D; NOGUEIRA, M. A. Um balanço do conceito de capital cultural: contribuições para a pesquisa em educação. Educação e Pesquisa, v. 47, p. 1-35, 2021.

RODRIGUES, G. F. “ESTRANHOU O QUÊ? PRETO PODE TER O MESMO QUE VOCÊ”: Um estudo sobre trajetórias escolares de estudantes negras e negros do Ensino médio de um Colégio da rede estadual em Petrópolis/RJ. 2022. (Tese de Doutorado) – Universidade Católica de Petrópolis, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Petrópolis, 2022.

SILVA, S. M. da; CANDAU, V.M. F. A criança negra no cotidiano escolar. Rio de Janeiro 2009. 161. Dissertação de mestrado – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

SILVA et al. De como a escola participa da exclusão social: trajetória de reprovação das crianças negras. In: ABRAMOWICZ, A. & MOLL, J. (orgs.) Para além do fracasso escolar. Campinas, SP: Papirus, 1997. p. 27- 46.

SOARES, K. da S.; BACZINSKI, A. V. de M. A meritocracia na educação escolar brasileira. Temas e Matizes. [ S. I.], v. 12, n. 22, p. 36- 50, 2018.

Downloads

Publicado

2023-10-26

Como Citar

RODRIGUES, Gerusa Faria; BREDER, Débora. Sucesso é ser alguém na vida: repensando juventudes, racismo, e sucesso escolar: Kethinking Youth, racismo, and school success. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–16, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4693. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4693. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS