Sucesso é ser alguém na vida: repensando juventudes, racismo, e sucesso escolar
Kethinking Youth, racismo, and school success.
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4693Palavras-chave:
Juventudes, racismo, sucesso escolarResumo
O presente trabalho visa apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa, que teve como objetivo geral compreender de que maneira se constituem as trajetórias de sucesso de estudantes negras e negros do Ensino médio, de um Colégio estadual localizado na cidade de Petrópolis, considerando a articulação entre os capitais (cultural, social e econômico). A pesquisa foi realizada por meio de uma observação participante que incluiu rodas de conversas e entrevistas gravadas com estudantes, professores e demais funcionários da Instituição. Como referencial teórico apoiamo-nos em Bourdieu, na compreensão da articulação entre os capitais; em Lahire, na discussão sobre sucesso escolar nas classes populares; e em Gonçalves e Silva, entre outros autores que discutem questões raciais, racismo e juventude negra. Neste artigo buscamos trazer a perspectiva de sucesso de alunas e alunos, professoras e Escola. Foi possível perceber que para a instituição escolar o sucesso está atrelado a notas e resultados; já para os estudantes e suas famílias, não raro, concluir o Ensino médio sem interrupções pode ser considerado uma forma de sucesso e de melhoria na qualidade de vida.
Referências
ADICHIE, C. N. Para educar crianças feministas: um manifesto. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
BOURDIEU, P. O capital social- notas provisórias. In: CATANI, A. NOGUEIRA, M. A. (org.). 2007.
CORROCHANO, M. C. Jovens no Ensino Médio: Qual o lugar do trabalho? In: DAYRELL, J. CARRANO, P. MAIA, C. L. (Orgs.). Juventude e Ensino Médio: Sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, p. 101- 134.
GONÇALVES E SILVA, P. B. Crianças negras entre a assimilação e a negritude. Revista Eletrônica de Educação. v.9, n. 2, p. 161- 187, 2015.
LAHIRE, B. Sucesso Escolar nos Meios Populares, as razões do improvável. São Paulo: Ática, 2008.
LOUZANO, P. Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos. Cadernos Cenpec. São Paulo. V.3, n. 1, p. 111- 133, jun. 2013.
MARCELINO, S. R.S. Racismo e (in)sucesso escolar: percepções e vivências escolares de adolescentes dos anos finais do ensino fundamental II. Tese de doutorado- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 2019.
OLIVEIRA, R. Juventude negra e Ensino Médio: Uma discussão para a agenda das políticas afirmativas. Revista E- Curriculum, São Paulo, PUC, 2015, v.13, nº 2, p. 309 a 330.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: Histórias de submissão e rebeldia. 4ª ed. Revisada e aumentada- São Paulo- Intermeios, 2015.
PIOTTO, D; NOGUEIRA, M. A. Um balanço do conceito de capital cultural: contribuições para a pesquisa em educação. Educação e Pesquisa, v. 47, p. 1-35, 2021.
RODRIGUES, G. F. “ESTRANHOU O QUÊ? PRETO PODE TER O MESMO QUE VOCÊ”: Um estudo sobre trajetórias escolares de estudantes negras e negros do Ensino médio de um Colégio da rede estadual em Petrópolis/RJ. 2022. (Tese de Doutorado) – Universidade Católica de Petrópolis, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Petrópolis, 2022.
SILVA, S. M. da; CANDAU, V.M. F. A criança negra no cotidiano escolar. Rio de Janeiro 2009. 161. Dissertação de mestrado – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SILVA et al. De como a escola participa da exclusão social: trajetória de reprovação das crianças negras. In: ABRAMOWICZ, A. & MOLL, J. (orgs.) Para além do fracasso escolar. Campinas, SP: Papirus, 1997. p. 27- 46.
SOARES, K. da S.; BACZINSKI, A. V. de M. A meritocracia na educação escolar brasileira. Temas e Matizes. [ S. I.], v. 12, n. 22, p. 36- 50, 2018.