Do ingresso na profissão professor: desvelando a razão da opção do bacharel em Direito pela docência no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4606Palavras-chave:
Bacharel em Direito, Opção pela docência , Ensino SuperiorResumo
Com o objetivo de desvelar a razão da opção pela docência dos bacharéis em Direito que atuam no ensino superior, referenciada na pesquisa de abordagem qualitativa descritiva na área da educação, desenvolveu-se uma pesquisa narrativa, mediante o uso do memorial de formação com três professores formadores do Curso de Direito de uma instituição pública de ensino superior, com base na análise de dados compreensiva-interpretativa, ancorada em Souza (2014). Os dados revelam que os Programas de Monitoria e o Programa de Iniciação Científica aproximam da docência os estudantes do ensino superior dos cursos de bacharelados, pelo contato mais próximo com as diversas práticas dos professores (ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica). Há os que demonstram interesse pela docência, pelo contato com professores que são inspiradores, levando-os a perceberem a docência no ensino superior como uma possibilidade de carreira profissional. Outros são encaminhados à docência em razão de características pessoais como o gosto pela leitura ou pelo conhecimento. Concluiu-se que são diversos os caminhos que levam os bacharéis à docência, como percebe-se nos dados produzidos sobre o objeto de estudo, dando, assim, o passo inicial para construção de uma carreira docente no ensino superior.
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394/1996, de 17 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.
BRASIL. Lei nº 5.528/1968, de 12 de novembro de 1968. Autoriza o poder executivo a instituir a Universidade Federal do Piauí e dá outras providências. Brasília: Planalto, 1968. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l5528.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%205.528%2C%20DE%2012%20DE%20NOVEMBRO%20DE%201968.&text=Art.,o%20Conselho%20Federal%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: Acesso em: 02 fev. 2023.
BRASIL. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2018. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Direito. Brasília: CNE/CES, 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN52018.pdf?query=270/2001-CEE/MS. Acesso em: 20 fev. 2023.
GARCÍA, M. C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995. p. 31-61.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2011.
MASETTO, M. T. Docência na universidade. Campinas: Papirus, 2001.
MASETTO, M. T. O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo: Avercamp, 2010.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2014.
PONTE, J. P. Formação contínua: políticas, concepções e práticas. Aprender, v. 16, p. 11-16, 1994. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/13727/2/1. Acesso em 20 dez. 2022.
RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino. Porto Alegre: Sulina, 2004.
SOUZA, E. C. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004, 344 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2004. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10267. Acesso em: 10 dez. 2022.
UFPI. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Direito. Teresina: UFPI, 2014.
SOUSA, V. B. de; MEDEIROS, M. G-L. A ergonomia e o trabalho docente. Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades. Teresina (PI), v. 4, n. 3, p. 01-14, 2022, https://doi.org/10.26694/caedu.v4i3.2927.
VASCONCELOS, M. I. C. A formação do professor do ensino superior. São Paulo: Pioneira, 2000.
VEIGA, I. P. A. Alternativas pedagógicas para a formação do professor da educação superior. In: VEIGA, I. P.; VIANA, C. M. Q. Q. Docentes para a educação superior: processos formativos. Campinas: Papirus, 2012. p. 13-27.
VEIGA, I. P. A. Docência: formação, identidade profissional e inovações didáticas. In: SILVA, A. M. M. et al. Educação formal e não formal, processos formativos e saberes pedagógicos: desafios para a Inclusão Social. Recife: ENDIPE, p. 467-484, 2006.
VEIGA, I. P. A.; VIANA, C. M. Q. Q. Apresentação. In: VEIGA, I. P. A.; VIANA, C. M. Q. Q. Docentes para a educação superior: processos formativos. Campinas: Papirus, 2012. p. 7-10.