A educação inclusiva no contexto da formação inicial de professores(as): notas reflexivas
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4554Palavras-chave:
Currículo, Educação Especial, Formação inicial, Inclusão, SaberesResumo
Esse artigo originou-se de tese doutoral que investigou a constituição de saberes e práticas inclusivas no contexto da formação inicial de professores(as). A pesquisa foi realizada com quatorze estudantes do Curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no estado do Ceará. Esse escrito, de modo específico, tem como objetivo analisar o perfil acadêmico dos(as) graduandos(as) quanto à participação em atividades curriculares e extracurriculares sobre educação especial, diversidade e inclusão e os conhecimentos científicos e políticos sobre o tema em questão. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa cujas contribuições consistem na possibilidade de envolver, de forma ativa e consciente, pesquisadores(as), professores(as) e graduandos(as) no processo de investigação. Os dados analisados nesse artigo são resultantes de questionário aplicado na primeira etapa da pesquisa, que respondeu à necessidade de diagnóstico da problemática investigada. No questionário, todos(as) os(as) partícipes afirmaram já ter cursado, pelo menos, uma disciplina da área, sendo que oito declararam, ainda, já ter participado de eventos ou minicursos sobre educação especial e inclusão. Entretanto, os resultados evidenciam lacunas e imprecisões nas respostas dos(as) graduandos(as) quanto às bases teóricas e legais da inclusão de estudantes com deficiência, o que pode ser indicativo de fragilidade no processo de apropriação cognitiva de tais informações.
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