A educação inclusiva no contexto da formação inicial de professores(as): notas reflexivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4554

Palavras-chave:

Currículo, Educação Especial, Formação inicial, Inclusão, Saberes

Resumo

Esse artigo originou-se de tese doutoral que investigou a constituição de saberes e práticas inclusivas no contexto da formação inicial de professores(as). A pesquisa foi realizada com quatorze estudantes do Curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no estado do Ceará. Esse escrito, de modo específico, tem como objetivo analisar o perfil acadêmico dos(as) graduandos(as) quanto à participação em atividades curriculares e extracurriculares sobre educação especial, diversidade e inclusão e os conhecimentos científicos e políticos sobre o tema em questão. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa cujas contribuições consistem na possibilidade de envolver, de forma ativa e consciente, pesquisadores(as), professores(as) e graduandos(as) no processo de investigação. Os dados analisados nesse artigo são resultantes de questionário aplicado na primeira etapa da pesquisa, que respondeu à necessidade de diagnóstico da problemática investigada. No questionário, todos(as) os(as) partícipes afirmaram já ter cursado, pelo menos, uma disciplina da área, sendo que oito declararam, ainda, já ter participado de eventos ou minicursos sobre educação especial e inclusão. Entretanto, os resultados evidenciam lacunas e imprecisões nas respostas dos(as) graduandos(as) quanto às bases teóricas e legais da inclusão de estudantes com deficiência, o que pode ser indicativo de fragilidade no processo de apropriação cognitiva de tais informações.

Biografia do Autor

Disneylândia Maria Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

É Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Ensino do CAPF/UERN; Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pernambuco; Especialista em Educação, na área de Formação do Educador pelo CAPF/UERN (2007), Graduada em Pedagogia (2003) pelo CAPF/UERN. Atuou como professora da Educação Básica no período de 2006 a 2010, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd). Membro-colaboradora do "Grupo de Pesquisa Pró-Inclusão: Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores". Pesquisadora da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica - AIIIIPe. Tem interesse de pesquisa em Educação Inclusiva, Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, Saberes e Formação Docente

Francisca Geny Lustosa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professora da Faculdade de Educação Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE – Brasil. (DEE/FACED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Grupo Pró-Inclusão: Pesquisa e Estudos sobre Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores (site: www.proinclusao.ufc.br; Ig: @proinclusao_ufc). Pesquisadora-membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe). Membro da Comissão de Direitos Humanos do Estado do Ceará e da Comissão de Direitos Humanos.

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

RIBEIRO, Disneylândia Maria; LUSTOSA, Francisca Geny. A educação inclusiva no contexto da formação inicial de professores(as): notas reflexivas. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–13, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4554. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4554. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS