Tecnologias digitais e o ensino remoto: mapeamento de produções científicas durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4536

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Formação de Professores, Mapeamento

Resumo

O presente estudo objetiva identificar e analisar artigos publicados na revista digital Em Teia (ISSN: 2177 – 9309) que explorem a relação entre as tecnologias digitais e o ensino durante a pandemia de covid-19. Para isso, realizou-se um estudo do tipo mapeamento, considerando os anos 2020, 2021 e 2022, e selecionou-se doze artigos. A partir da análise dos artigos, questões como a falta de conhecimento dos docentes a respeito das tecnologias digitais, a escassez de acesso à equipamentos e à internet foram ressaltadas, bem como a falta de motivação dos alunos em participar das aulas remotas. Tais questões apontam para a necessidade de repensar a formação inicial dos docentes, bem como de oferecer espaços de formação continuada e políticas públicas que levem às escolas equipamentos e internet de qualidade. Além disso, é preciso refletir a respeito das mudanças de paradigmas que as tecnologias trarão para as práticas educativas após a pandemia.

Biografia do Autor

Roger Braga Dutra, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Mestre em Educação em Ciências  (PPGEC) pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG.

 

Tanise Paula Novello, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Professora do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade de Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Referências

BARROS, Fernanda Costa; VIEIRA, Darlene Ana de Paula. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 826-849, 2021.

BARROS, Vilma Luísa Siegloch; SILVA-FORSBERG, Maria Clara; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes. Tecnologias digitais na formação de professores. EM TEIA, v. 13, n. 2, p. 60-80, 2022.

BIEMBENGUT, Maria Salett. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

BURCI, Taissa. Vieira. Lozano et al. Ambientes virtuais de aprendizagem: a contribuição da Educação a Distância para o ensino remoto de emergência em tempos de pandemia. EM TEIA, Recife, v. 11, n. 02, p. 01-16, ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/248136/pdf_1 . Acesso em: 13 maio 2022.

CAMPOS, Marcia Azevedo; FARIAS, Luiz Marcio Sousa; BARROS, Claúdia. Cristine Andrade. Uma sequência didática e o ensino de matemática no contexto da pós pandemia Covid-19. EM TEIA, Recife, v. 11, n. 02, p. 01-18, ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/247802. Acesso em: 13 maio 2022.

FELCHER, Carla Denize Ott.; BIERHALZ, Crisna Daniela Krause. Tecnologias digitais e professores em tempos de COVID-19. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 63, p. 266-278, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3515. Acesso em: 29 jun. 2022.

FLORES, Jeronimo Becker; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul. Insignare Scientia, Chapecó, v. 4, n. 3, p. 94-109. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12116>. Acesso em: 30 out. 2022.

IBÁÑEZ, Jesus Salinas. Educación en tiempos de pandemia: tecnologías digitales en la mejora de los procesos educativos. Innovaciones Educativas, v. 22, n. 1, p. 17-21, out. 2020. Disponível em: https://revistas.uned.ac.cr/index.php/innovaciones/article/view/3173. Acesso em 09 maio 2022.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus. 2003.

LIPP, Maria Novaes.; MALAGRIS, Lucia Emmanoel Novaes. Stress. São Paulo: Contexto, 2003.

MALTEMPI, Marcus Vinicius. Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre prática e formação docente. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 59-67, 2008.

MILL, Daniel. Educação a Distância. In: MILL, Daniel. (org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2018. p. 198-203.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/39YW8sMQhNzG5NmpGBtNMFf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 maio 2022.

NEGROPONTE, Nicholas. El mundo digital. Barcelona: Ediciones B, 1995.

PINHEIRO, Joserlene Lima. Formação docente acerca do Campo Conceitual Multiplicativo a partir do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo. 2020. Tese (Doutorado Acadêmico em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2020/06/Tese_JOSERLENE-LIMA-PINHEIRO.pdf. Acesso em: 13 maio 2022.

RADFORD, Luis. Signs, gestures, meanings: Algebraic thinking from a cultural semiotic

perspective. In: DURAND-GUERRIER, Viviane.; SOURY-LAVERGNE, Sophie; ARZARELLO, Ferdinando. (Eds.). Proceedings of the Sixth Conference of European Research in Mathematics Education (CERME 6). Lyon, França, 2010, pp. 33-53.

SANTOS, Kleber Emmanuel Oliveira.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Mídias sociais e educação em tempos de pandemia: o TikTok como suporte aos processos de ensino e aprendizagem. EM TEIA, v. 11, n. 02, p. 1-23, 2020.

SILVA, Fatima; MIRANDA, Guilhermina Lobato. Formação inicial de professores e tecnologias. In. IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, 4., Braga, Portugal, 2005, p. 595-606.

SILVA, Maria Amélia; CUNHA, Amanda Caroline Marques; ALVES, Thelma. Panerai. Tecnologias digitais em tempos de pandemia: desafios do trabalho remoto para professores de mais idade do Brasil e de Portugal. EM TEIA, v. 11, n. 02, p. 1-21, 2020.

SILVA, Raphael França et al. Letramento transmídia ou digital? A autoria docente em tempos de pandemia. EM TEIA, v. 11, n. 02, p. 1-20, 2020.

Downloads

Publicado

2023-10-26

Como Citar

DUTRA, Roger Braga; NOVELLO, Tanise Paula. Tecnologias digitais e o ensino remoto: mapeamento de produções científicas durante a pandemia de Covid-19 . CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–20, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4536. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4536. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS