Professor Iniciante no Ensino Fundamental: revisão bibliográfica das Teses e Dissertações da CAPES
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4509Palavras-chave:
Professor iniciante , Ensino Fundamental , Revisão de literaturaResumo
O presente artigo teve como intuito analisar as produções científicas localizadas no Banco de teses e dissertações da CAPES acerca do objeto de estudo Professor Iniciante no Ensino Fundamental, considerando os seus diferentes objetivos, referenciais teórico-metodológicos e os seus resultados. Por meio do levantamento bibliográfico, foram escolhidas para análise quatro dissertações e duas teses. A partir da análise verificou-se que há uma predominância de estudos que investigam o desenvolvimento profissional do professor iniciante; a construção da identidade profissional; e a prática pedagógica. Também foi indicado que as teses e dissertações, em sua maioria, não discutem o trabalho docente do professor iniciante sob a égide do sistema capitalista. Utilizamos como suporte teórico: Mascarenhas (2005); Vaz e Favaro (2010); Martins (2004); Saviani (2011); Lima (2010); Rossler (2012) e Guarda (2016).
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