Professor Iniciante no Ensino Fundamental: revisão bibliográfica das Teses e Dissertações da CAPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4509

Palavras-chave:

Professor iniciante , Ensino Fundamental , Revisão de literatura

Resumo

O presente artigo teve como intuito analisar as produções científicas localizadas no Banco de teses e dissertações da CAPES acerca do objeto de estudo Professor Iniciante no Ensino Fundamental, considerando os seus diferentes objetivos, referenciais teórico-metodológicos e os seus resultados. Por meio do levantamento bibliográfico, foram escolhidas para análise quatro dissertações e duas teses. A partir da análise verificou-se que há uma predominância de estudos que investigam o desenvolvimento profissional do professor iniciante; a construção da identidade profissional; e a prática pedagógica. Também foi indicado que as teses e dissertações, em sua maioria, não discutem o trabalho docente do professor iniciante sob a égide do sistema capitalista. Utilizamos como suporte teórico: Mascarenhas (2005); Vaz e Favaro (2010); Martins (2004); Saviani (2011); Lima (2010); Rossler (2012) e Guarda (2016).   

Biografia do Autor

Francisca Maria Nascimento Cardoso, Universidade Federal de Jataí - UFJ

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Professora na Rede Municipal de Ensino. Jataí, Goiás.

Ari Raimann, Universidade Federal de Jataí - UFJ

Professor Associado IV da Universidade Federal de Jataí. Desenvolve atividades de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas - Nufope - vinculado CNPq. Orienta projetos na área de Ciências Humanas, dedicados à linha de pesquisa Políticas, Gestão e Formação de Professores. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÌ, realizou o Mestrado em Educação Brasileira na Universidade Federal de Uberlândia - UFU e doutorou-se em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP. 

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

CARDOSO, Francisca Maria Nascimento; RAIMANN, Ari. Professor Iniciante no Ensino Fundamental: revisão bibliográfica das Teses e Dissertações da CAPES. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–14, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4509. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4509. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS