O acesso de estudantes com Deficiência Intelectual no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4450Palavras-chave:
Ensino Superior, Deficiência Intelectual, Políticas Públicas, InclusãoResumo
RESUMO
Este artigo tem como objetivo contribuir para o debate sobre a importância das políticas públicas inclusivas na sociedade para o acesso de pessoas com Deficiência Intelectual no Ensino Superior. Além disso, com caráter ensaístico, discute sobre as políticas públicas estabelecidas para o acesso e a permanência desses alunos até a conclusão do curso, além da inclusão de pessoas com deficiência intelectual nesses espaços. Com base em artigos publicados, textos online, e na legislação Brasileira, na qual trazem referência sobre o acesso de educação de estudantes com deficiência intelectual no Ensino Superior. O estudo está dividido em duas seções: a primeira sobre políticas públicas de acesso às pessoas com deficiência intelectual e a segunda a inclusão de alunos com deficiência intelectual no Ensino Superior. Com essas leituras, foi possível perceber que o processo de educação inclusiva tem amparo legal desde a educação básica até o Ensino Superior de extrema importância para o processo de inclusão, porém esse processo ainda é recente, e é necessário que essas leis sejam de fato colocadas em prática na realidade das instituições de ensino.
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