Autismo no âmbito da formação de professores de Matemática e o relacionamento na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4361Palavras-chave:
TEA, Professores de Matemática, Formação de Professores, Relação, Ensino-AprendizagemResumo
O presente artigo trata da relação entre professores e alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA. As informações que se seguem têm o intuito de informar e se fazer entender como que acontece na prática a abordagem dessa temática dentro do ambiente acadêmico. O presente artigo mostrará qual a relevância da abordagem do tema dentro da formação de professores. A intenção é explorar em qual momento o professor tem a chance de se inteirar desse assunto, se isso ocorre na sua formação, ou se precisa buscar recursos por conta própria, depois de formado para que se possa suprir as lacunas que se formam nessa relação com seu aluno com TEA. Objetiva-se, então, tentar compreender de que maneira esse relacionamento pode ser facilitado, analisar formação desse professor e, verificar se existe uma forma a influenciar o jeito como esse aluno consegue absorver os conteúdos de matemática abordados e consequentemente favorecer uma melhor aprendizagem.
Referências
ARAUJO, Carla Cristina Varela. Formação docente para educação inclusiva: os currículos das licenciaturas em geografia das universidades públicas do paraná em 2018. Instituto latino-americano de tecnologia, infraestrutura e território (ilatit) geografia – licenciatura. Universidade Federal da Integração Latino-Americana – Foz do Iguaçu, 2019.
DESLANDES, Suely Ferreira. A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, p. 31-50. 1998.
FLORIAN, L.; ROSE, M. The inclusive practice project in Scotland: Teacher education for inclusive education. Teaching and Teacher Education, v. 25, n. 1, p. 594-601, 2009.
FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico científicas. 7. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2004.
GRZEBIELUKA, Douglas; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; VIER, Rejane Fernandes da Silva. Educação Especial Inclusiva e os desafios do Ensino Remoto: a influência dos recursos tecnológicos nos processos identitários do aluno com Deficiência Intelectual, Revista Acadêmica Magistro, v. 2, n. 24, 2021.
OLIVEIRA, P. S.; MENDES, E. G. Análise do projeto pedagógico e da grade curricular dos cursos de licenciatura em educação especial. Educação e Pesquisa, 43(1), 263-279. 2017.
ORRÚ, Silvia Estér. A formação de professores e a educação de autistas. OEI-Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653) - 2003
VOLKMAR E WIESNER, Fred R.e Lisa A.. O que é autismo – conceitos de diagnósticos, causas e pesquisas atuais. Editora Artmed, 2019.
LAURENT, Éric. A batalha do autismo – da clínica à política. Editora Zahar, 2014.
LEMOS, Emellyne Lima de Medeiros Dias; SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro and AGRIPINO-RAMOS, Cibele Shírley. Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2014, vol.20, n.1 [cited 2020-10-20], pp.117-130, 2014.