Fraseologia Musical de Arthur Maia
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.3862Palavras-chave:
Arthur Maia , Fraseologia , Musica InstrumentalResumo
O presente artigo visa investigar as origens dos estudos musicais do contrabaixista Arthur Maia (1962-2018) que permitiram o desenvolvimento de sua fraseologia musical. O músico se destacou na cena musical brasileira sendo o responsável pelas linhas de baixo da discografia de diversos artistas reconhecidos e de prestígio junto ao mercado musical. São investigadas possíveis influências que levaram Arthur a desenvolver sua peculiar fraseologia, no tocante aos aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos. As pesquisas se iniciaram com levantamento de publicações de entrevistas concedidas por Arthur Maia, bem como das análises musicais contidas no Livro “Arthur Maia Transcriptions” (PESCARA, 1994). Neste livro ainda encontramos depoimentos de Arthur que serviram como sinais dos possíveis caminhos do desenvolvimento de seus estudos e performances.
Referências
ANNA: Pascoal Meirelles. Rio de Janeiro: Polygram do Brasil, 1987. LP. ARTHUR
APPLEMAN, Rich; VIOLA, Joseph. Chords Studies for Electric Bass. Hal Leonard Corporation. Berklee Press. 1981. Disponível em:https://berkleepress.com/berklee authors/rich-appleman-2/. Acesso em: 14 fev 2022.
BARROS, Roberto de. Dicionário Internacional de Escalas. Jundiaí, São Paulo: Rio de Janeiro: Keyboard Editora Musical. 1ª ed. 2006.
BEKS, Ivan Jonas Quesada. A modernização do baixo elétrico no samba: Análise de transcrições do baixista Luizão Maia na década de 1970. (Dissertação de Mestrado). Universidade de ´Evora - Escola de Artes. Mestrado em Música. Portugal, 2021.
BRAMBILLA, Guto; SALLES, Paulo de Tarso. Bachianas Brasileiras n. 9: uma síntese de toda a série das Bachianas Brasileiras(?). Anais... Quarta jornada acadêmica discente programa de pós-graduação em música. Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo. 2016. p. 311-320. Disponível em:
<https://www.academia.edu/33721508/Anais_da_IV_Jornada_Acad%C3%AAmica_do
_PPGMUS_ECA_USP_pdf>. Acesso em: 25 fev 2022.
CAMA DE GATO: Cama de Gato. São Paulo: Som da Gente, 1986. LP.
CASTRO, Felipe Siles de. Uma Noite no Sumaré: O Choro Negro e Paulistano de Esmeraldino Salles. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo 2021. Disponível em:
<https://www.academia.edu/64068129/_Uma_noite_no_sumar%C3%A9_o_choro_negr o_e_paulistano_de_Esmeraldino_Salles>. Acesso em: 25 fev 2022.
DEPOIS DOS TEMPORAIS: Ivan Lins. Rio de Janeiro: Philips, 1983. LP.
FARIA, Nelson. A arte da improvisação: para todos os instrumentos. Rio de Janeiro: Lumiar, 1991.
GUERRA FRIA: Cama de Gato. São Paulo: Som da Gente, 1987. LP.
MAIA: Arthur Maia. São Paulo: Som da Gente, 1990. LP. MAIA: Arthur Maia. São Paulo: Paradoxx Music, 1996. CD.
MONTANARI, Carlo. Biblioteca del Contrabassista Formato in 4 grande: Metodo per Contrabasso. Italia: Edizioni Ricordi, 197-.
MONTANARI, Carlo. 14 Studies for string bass. New York: International Music Company, 1974.
OPPENHEIM, Tony. Slap It! Funk Studies for The Electric Bass. Theodore Press Company, 1981.
PASTORIUS, Jaco. Modern Electric Bass. Manhattan Music, Inc., 1981. Disponível em: <https://www.lhajazz.com/Documents/%5BeBook%20-
%20Music%5D%20Jaco%20Pastorius%20-%20Modern%20Electric%20Bass.pdf> Acesso em: 14 fev 2022.
PESCARA, Jorge. Arthur Maia Transcriptions. Rio de Janeiro: Do autor, 1994.
PESCARA, Jorge. Manual do groove: o contrabaixo completo. São Paulo: Irmãos Vitale, 2008.
PLANETA MÚSICA: Arthur Maia. Niterói: Cabeça Dura Records, 2002. CD.
PORTO, Sérgio. Pequena história do jazz. Rio de Janeiro: Cadernos de Cultura do Ministério da Educação e Saúde. 1ª ed. 1953. Disponível em:
<https://artsandculture.google.com/entity/g11clzhdv2m>. Acesso em: 14 fev 2022. STRAIGHT TO THE HEART: Dave Sanborn. EUA: R&B-ish recordings, 1984. LP. THE SUN DON`T LIE: Marcus Miller. EUA: PRA Records, 1993. LP.
TOM & VILLA: Gilson Peranzzetta. Rio de Janeiro: Pan Produções Artísticas Ltda, 1986. LP.