Música e inclusão: ensino de música para estudantes com Síndrome de Down em um projeto na cidade de Teresina-Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v4i3.2946

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Educação Especial, Educação Inclusiva, Educação Músical, Ensino de Instrumento musical

Resumo

O presente trabalho discute sobre o ensino de instrumento musical no contexto específico de alunos com a Trissomia 21 ou Síndrome de Down. O objetivo dessa pesquisa foi compreender como acontece o processo de ensino- aprendizagem musical junto a jovens com a Síndrome de Down. Para tal, foi utilizado como lócus dessa pesquisa, um projeto de ensino de música no município de Teresina (Piauí). Para o desenvolvimento desse trabalho, foram realizadas entrevistas com dois professores de instrumento musical daquele projeto, na busca de identificar estratégias mobilizadas pelos professores com jovens com a Síndrome de Down. Por conseguinte, investigou- se também os meios e os resultados oriundos dessa forma de ensino pela perspectiva dos educadores através do olhar autocrítico. Nesta perspectiva, o trabalho dialoga com o desenvolvimento desses alunos em vistas aos aspectos educacionais, sociais e mentais, além das especificidades de desenvolvimento e a construção de conhecimentos e saberes durante esse processo na visão dos docentes. Além disso, traz reflexões sobre aspectos estruturais, pedagógicos, educacionais no contexto das deficiências, do ensino inclusivo, da educação especial e do diálogo destes campos com a educação musical.

 

Referências

BRAUN, V. CLARCKE, V. Qualitative Research in Psychology, 3erd ed. 2. p. 77-

2006. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3563462/mod_resource/content/1/Braun

%20e%20Clarke%20-%20Traducao_do_artigo_Using_thematic_analys. Acesso em: 09. Set. 2020.

CORREIA, Luísa. Educação inclusiva ou educação apropriada? Educação e diferença: valores e práticas para uma educação inclusiva. Porto: Porto Editora, 2001.

GOMES, Brenda. DIAS, Geisy. PAULINO, Kamily. LIMA, Lorena. LIMA, Wugh. EDUCAÇÃO MUSICAL E SÍNDROME DE DOWN. V CONGRESSO PARAENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 17.19 de out. 2018 – UNIFESSPA/Marabá-PA ISSN 2526-3579

LOURO, Viviane dos Santos. “Educação Musical e Deficiência: propostas pedagógicas”. São José dos Campos, SP: Ed. Do Autor, 2006.

LOURO, V. S. Fundamentos da Aprendizagem Musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012.

SILVA, Crislany. ALMEIDA, Cristiane. EDUCAÇÃO MUSICAL E INCLUSÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE MÚSICA NO ENSINO

FUNDAMENTAL. Rev. Arte e Inclusão, v 14 n4 Out. Dez. 2018.

MOSAWI, Aamir Al. Down Syndrome Atlas. Alemanha, editora: Lambert Academic Publishing. 2018. Disponível< https://www.researchgate.net/publication/323995293_Down_syndrome_Atlas. Acesso em: 11/11/2021

NASCIMENTO, Márcia Leody Corrêa. “Síndrome de Down”. 2006. Disponível em: http://marcia.nascimento.eng.br/02_down.pdf. Acesso: 18/10/2021.

NEGREIROS, Dilma de Andrade. Acessibilidade Cultural: por que, onde, como e para quem? Rio de Janeiro, 2014.

PENNA, M. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música. Porto Alegre: Sulina, 2015.

SILVA, Crislany. ALMEIDA, Cristiane. EDUCAÇÃO MUSICAL E INCLUSÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE MÚSICA NO ENSINO

FUNDAMENTAL. Rev. Arte e Inclusão, v 14 n4 Out. Dez. 2018.

RAVAGNANI, Anahi. A Educação Musical de Crianças com Síndrome de Down em um Contexto de Interação Social. Curitiba, 2009. Dissertação (Mestrado em Música) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

NEVES, V. da C.; COSTA , H. R. .; FERREIRA , G. N. L. . Música e inclusão: ensino de música para estudantes com Síndrome de Down em um projeto na cidade de Teresina-Piauí. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 01-15, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v4i3.2946. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2946. Acesso em: 21 fev. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO