Música e inclusão: ensino de música para estudantes com Síndrome de Down em um projeto na cidade de Teresina-Piauí
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v4i3.2946Palavras-chave:
Síndrome de Down, Educação Especial, Educação Inclusiva, Educação Músical, Ensino de Instrumento musicalResumo
O presente trabalho discute sobre o ensino de instrumento musical no contexto específico de alunos com a Trissomia 21 ou Síndrome de Down. O objetivo dessa pesquisa foi compreender como acontece o processo de ensino- aprendizagem musical junto a jovens com a Síndrome de Down. Para tal, foi utilizado como lócus dessa pesquisa, um projeto de ensino de música no município de Teresina (Piauí). Para o desenvolvimento desse trabalho, foram realizadas entrevistas com dois professores de instrumento musical daquele projeto, na busca de identificar estratégias mobilizadas pelos professores com jovens com a Síndrome de Down. Por conseguinte, investigou- se também os meios e os resultados oriundos dessa forma de ensino pela perspectiva dos educadores através do olhar autocrítico. Nesta perspectiva, o trabalho dialoga com o desenvolvimento desses alunos em vistas aos aspectos educacionais, sociais e mentais, além das especificidades de desenvolvimento e a construção de conhecimentos e saberes durante esse processo na visão dos docentes. Além disso, traz reflexões sobre aspectos estruturais, pedagógicos, educacionais no contexto das deficiências, do ensino inclusivo, da educação especial e do diálogo destes campos com a educação musical.
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