Iniciação Musical: concepções e práticas pedagógicas expressas na imprensa nas décadas de 1930 e 1940 no Rio de Janeiro (Brasil)

Autores

  • Inês de Almeida Rocha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO/Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v4i2.2938

Palavras-chave:

Docência Musical, Trabalho, Iniciação Musical, Hemeroteca digital , Biblioteca Nacional, História da Educação Musical

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as concepções e práticas pedagógicas expressas na imprensa do Rio de Janeiro durante as décadas de 1930 e 1940, que estão acessíveis atualmente na plataforma digital da Hemeroteca da Biblioteca Nacional. A expressão Iniciação Musical aparece, mais frequentemente, associada aos cursos oferecidos por Liddy Chiaffarelli Mignone, Antônio de Sá Pereira e Nayde Jaguaribe de Sá Pereira. Porém, utilizando o paradigma indiciário do historiador italiano Carlo Ginzburg, foi possível observar detalhes antes não registrados pela historiografia e ampliar a compreensão do que representou o movimento em torno da Iniciação Musical no Rio de Janeiro. Conclui-se, principalmente, que a imprensa local, no período investigado, foi um importante veículo de divulgação, registro e espaço de circulação de concepções sobre saberes pedagógico musicais para crianças e para quem iniciava atividades escolares musicais, além de oferecer importante contribuição para a legitimação do trabalho docente de músicos.

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Publicado

2023-04-24

Como Citar

ROCHA, Inês de Almeida. Iniciação Musical: concepções e práticas pedagógicas expressas na imprensa nas décadas de 1930 e 1940 no Rio de Janeiro (Brasil). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 01–20, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v4i2.2938. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2938. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO