Promoção da acessibilidade atitudinal a cegos no ensino médio integrado

Autores

  • Maria Luciane Cardoso da Silva Secretaria de Educação do Estado do Amapá
  • Cleber Silva Silva

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v4i2.2807

Palavras-chave:

Acessibilidade atitudinal; Ensino Médio Integrado; Cegueira; Ensino; Inclusão

Resumo

Este artigo apresenta e discute os resultados da realização de uma formação sobre inclusão de alunos cegos, realizada com estudantes de uma turma do ensino médio integrado do instituto Federal do Pará, onde estuda uma discente cega. A fim de detectarmos a necessidade de abordagem com os referidos discentes realizamos observação participante na turma e aplicação de questionário. Os dados obtidos permitiram-nos identificar a necessidade de trabalhar nuances sobre como ser uma turma inclusiva. Os resultados após a realização da formação nos possibilitam inferir que a ação se configurou com um momento agregador da aprendizagem da turma porque estimulou o desenvolvimento de interações inclusivas no ambiente da educação profissional.

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Publicado

2023-04-24

Como Citar

SILVA, M. L. C. da .; SILVA, C. S. Promoção da acessibilidade atitudinal a cegos no ensino médio integrado. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 01-14, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v4i2.2807. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2807. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS