Perspectivas musicais e pedagógicas nas memórias de Maria Yêda Caddah

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v4i1.2740

Palavras-chave:

Educação musical, História da educação, Memória, Música, Viagens de formação

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma Tese de Doutorado em andamento e tem como foco conhecer as memórias e histórias formativas da pianista e professora de música piauiense Maria Yeda Caddah e pretendemos assim, contribuir com a História da Educação e em especial, com a História da Educação Musical. Buscamos entender como suas viagens formativas influenciaram em sua atuação, enquanto artista e docente. As perguntas norteadoras deste estudo foram: Quando a pianista começou a fazer viagens para outros estados, com o intuito de estudar música? Quais a suas dificuldades nessa trajetória de se tornar docente? Qual a influência de sua participação em concursos de piano em sua prática pedagógica? Como a formação adquirida impactou em sua atuação docente?  A partir dos referenciais teóricos de Bourdieu (2006), Ferro (2010), Rocha (2012), Monti (2015), entre outro que discorrem sobre história e memória, educação e história, viagens de formação e trajetórias docentes, buscamos interpretar as contribuições desta pianista para a História da Educação Musical.

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

MELO, Rodrigo Alves de; MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Perspectivas musicais e pedagógicas nas memórias de Maria Yêda Caddah. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 01–13, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v4i1.2740. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2740. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS