Educação do campo e sucessão familiar: “um olhar” para a Casa Familair Rural de Igrapiúna no Baixo Sul da Bahia

Autores

  • Daiane Loreto de Vargas Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Gabriela Gomes da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Aline Guterres Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v4i1.2650

Palavras-chave:

Educação do Campo , Juventude Rural , Pedagogia da Alternância

Resumo

Este  trabalho tem por objetivo avaliar a transformação social que a CFR tem promovido na vida dos jovens rurais que passaram pelo método de ensino e aprendizagem da Pedagogia da Alternância, avaliando a sua permanência no campo. A pesquisa foi realizada a CFR do munícipio de Igrapiúna, no Território do Baixo Sul da Bahia, entre o 2020 e 2021, através de formulário eletrônico e entrevista virtual, com professores  monitores da casa. Os resultados apontam que as escolas rurais têm um papel essencial na vida dos jovens e que a Pedagogia da Alternância proporciona um suporte importante para que a juventude permaneça no campo. Conclui-se que se faz necessário o investimento das políticas públicas na Educação do Campo e nas Casas Familiares Rurais, para uma formação contextualizada e a permanência do jovem rural no campo, realizando a sucessão familiar nas propriedades rurais.

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

LORETO DE VARGAS , D.; SILVA, G. G. da .; FERREIRA, A. G. Educação do campo e sucessão familiar: “um olhar” para a Casa Familair Rural de Igrapiúna no Baixo Sul da Bahia. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 01-18, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v4i1.2650. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2650. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS