Educação do campo e sucessão familiar: “um olhar” para a Casa Familair Rural de Igrapiúna no Baixo Sul da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v4i1.2650Palavras-chave:
Educação do Campo , Juventude Rural , Pedagogia da AlternânciaResumo
Este trabalho tem por objetivo avaliar a transformação social que a CFR tem promovido na vida dos jovens rurais que passaram pelo método de ensino e aprendizagem da Pedagogia da Alternância, avaliando a sua permanência no campo. A pesquisa foi realizada a CFR do munícipio de Igrapiúna, no Território do Baixo Sul da Bahia, entre o 2020 e 2021, através de formulário eletrônico e entrevista virtual, com professores monitores da casa. Os resultados apontam que as escolas rurais têm um papel essencial na vida dos jovens e que a Pedagogia da Alternância proporciona um suporte importante para que a juventude permaneça no campo. Conclui-se que se faz necessário o investimento das políticas públicas na Educação do Campo e nas Casas Familiares Rurais, para uma formação contextualizada e a permanência do jovem rural no campo, realizando a sucessão familiar nas propriedades rurais.
Referências
ALVES, E; SOUZA, G. S.; MARRA, R. Êxodo e sua contribuição à urbanização de 1950 a 2010. Embrapa. Ano XX, n. 2 – abr./maio/jun. 2011. Disponível em: https://seer.sede.embrapa.br/index.php/RPA/article/view/61. Acesso em: 23 de fevereiro de 2021.
ANDRADE, G., S.; ANDRADE, E., S. Historiando a Pedagogia da Alternância e a Escola Família Agrícola do Sertão da Bahia. In: Revista Eletrônica de Culturas e Educação, n. 6, v.2, set/dez, 2012, p. 61-72. Disponível em: <https://www2.ufrb.edu.br/revistaentrelacando/component/phocadownload. Acesso em: 23 de fevereiro de 2021.
AQUINO, J. R.; ALVES M. O.; VIDAL, M. F. Agricultura familiar no nordeste do Brasil: Um retrato atualizado a partir dos dados do Censo Agropecuário 2017. In: Rev. Econ. NE, Fortaleza, v. 51, suplemento especial, agosto, 2020 p. 31-54. Disponível em: https://www.bnb.gov.br/revista/index.php/ren/article/view/1271. Acesso:03 de maio de 2021.
BRANDÃO, E. C. A educação do campo no Brasil e desenvolvimento da consciência. In: Anais Seminário do Trabalho. Trabalho e Políticas Sociais no Século XXI, 2012, Marília. Disponível em: http://www.estudosdotrabalho.org/texto/gt1/a_educacao_do_campo.pdf. Acesso: 12 de maio de 2021.
CARVALHO, V.R.F. Sucessão da atividade na pequena propriedade rural na perspectiva da família e de gênero. In: Anais Congresso da SOBER, n. 45, 2007, Londrina. Disponível em: https://silo.tips/download/sucessao-da-atividade-na-pequena-propriedade-rural-na-perspectiva-da-familia-e-d. Acesso: 05 de maio de 2021.
DA SILVA, M., M. PRADO, R., C. Paulo Freire e educação do campo: Práticas pedagógicas para uma educação emancipadora. In: Anais do CIBEPoC, 2017. Disponivel em: <http://congressos.sistemasph.com.br/index.php/cibepoc/2017>. Acesso: 16 de maio de 2021.
ESTEVES, G., C.; ALVES, C., E.; GARCIA, S., R., O. As casas familiares rurais e a pedagogia da alternância: Um breve resgate histórico. In: Anais EDUCERE, 2017. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf. Acesso: 05 de abril de 2021.
FERREIRA, A., G. A formação através da pedagogia da alternância em agroecologia: Um estudo de caso da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, RS. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Ciências Rurais. Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural. Santa Maria, RS, Brasil, 2014.
FERREIRA, M.G., MAÇANEIRO, M.B. A sucessão na agricultura familiar. UNICENTRO, 2016. Disponível em https://publicacresol.cresolinstituto.org.br/upload/pesquisa/232.pdf. Acesso em: 14 de abril de 2021.
FREIRE, P. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.
FUNDAÇÃO NOBERTO ODEBRECHT. Programa Social, 2020. Disponível em: https://www.fundacaonorbertoodebrecht.com/programa-social/index.cfm. Acesso em: 05 de abril de 2021.
GIMONET, J. C. M. Nascimento e desenvolvimento de um movimento educativo: as casas familiares rurais de educação e orientação. In: Anais Pedagogia da Alternância: alternância e desenvolvimento. Brasília: União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil, 1999.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSITCA - IBGE. Censo Agro 2017. 2019 Disponível em: https://censos.ibge.gov.br/2012-agencia-de-noticias/noticias. Acesso em 05 de abril de 2021.
LIMA, H., R. As Casas Familiares Rurais e a contribuição para a inserção profissional dos jovens. Anais XIII EDUCERE, 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25926_13476.pdf. Acesso: 05 de maio de 2021.
PESSOTI, A. Escola da Família Agrícola: uma alternativa para o ensino rural. 1978. Dissertação (Mestrado). Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. 194 p.
RIBEIRO, M. Movimento camponês, trabalho e educação. Liberdade, autonomia e emancipação: princípios/fins da formação humana. 1°ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
SILVA, C. GONÇALVES, A., V. A Etnografia e suas contribuições para o desenvolvimento de uma pesquisa no contexto de ensino da Pedagogia da Alternância. In: Rev. Educ. Soc. Campinas, n(57.1): 551-578, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tla/v57n1/0103-1813-tla-57-01-0551.pdf. Acesso em: 17 de abril de 2021.
SOUZA, M., A. Educação do Campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. In: Rev. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1089-1111, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a08.pdf. Acesso: 22 de novembro de 2021.
STROPASOLAS, V. L. O mundo rural no horizonte dos jovens. Florianópolis Ed. UFSC, 2006. Disponível em: https://www.abeu.org.br/farol/abeu/catalogo-unificado/item/edufsc/o-mundo-rural-no-horizonte-dos-jovens/9040/. Acesso: 22 de novembro de 2021.
TRAVESSINI, D. M. Educação do campo ou educação Rural? os conceitos e a prática a partir de São Miguel do Iguaçu, PR. 2015. Disponível em:<https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/383>. Acesso em: 20 de fevereiro de 2021.
WANDERLEY, M.N.B.; Raízes históricas do campesinato brasileiro. Agricultura familiar: realidades e perspectivas. In: Anais Unifal, v. 3, p. 21-55, 1999. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/geres/files/Texto%205.pdf. Acesso 20 de dezembro de 2021.
WEISHEIMER, N. A situação juvenil na agricultura familiar. Tese (Doutorado em Sociologia) – Curso de Pós-graduação em Sociologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. 331 f.