Sobre fontes e arquivos: o repertório para investigar Júlia Lopes de Almeida

Autores

  • Gabrielle Carla Mondêgo Pacheco Pinto Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v4i1.2646

Palavras-chave:

arquivos, Juília Lopes de almeida, História das Mulheres

Resumo

Este trabalho busca tencionar as fontes utilizadas em uma pesquisa de doutorado em andamento, na qual a trajetória intelectual da escritora carioca Júlia Lopes de Almeida é evidenciada, e suas relações com os respectivos arquivos que as guardam. Desta maneira, respeitada a natureza da pesquisa histórico documental, observaram-se os documentos eleitos, a exemplo das cartas, das fotografias, e sobretudo, dos periódicos. A metodologia adotada percorre os estudos desenvolvidos por Burke (2011), Ginzburg (2007) e Almeida (2021), ao passo que Martins e De Luca (2018), De Luca (2020), Nadaf (1993), Machado (2017) e Fanini (2016) compõem o referencial teórico. Ao tratar de fontes diversas, a constituição de um repertório tornou-se essencial para o desenvolvimento desta pesquisa que pretende integrar os estudos que tomam os arquivos como via de constituição da historiografia da educação e, ainda, aqueles que investigam a história da imprensa e a história das mulheres no Brasil.

Referências

ALMEIDA, Júlia Lopes. A falência; prefácio de Luiz Ruffato. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2019.

ALMEIDA, Dóris Bitttencourt. Percursos de um Arq-Vivo : entre arquivos e experiências na pesquisa em história da educação – 1. ed. – Porto Alegre: Editora Letra1, 2021.

BURKE, Peter (Org). Tradução de Magda Lopes. A escrita da história; novas perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

DE LUCA, Tânia de. Práticas de Pesquisa em História. São Paulo: Contexto, 2020.

DOSSE, François. O desafio biográfico: Escrever uma vida. 2ª edição. São Paulo: EdUSP, 2015.

FANINI. Michele Asmar. A (in)visibilidade de um legado: seleta de textos dramatúrgicos inéditos de Júlia Lopes de Almeida. São Paulo: Intermeios; Fapesp, 2016.

FERREIRA, Antonio Celso. A fonte fecunda. In: PINSKY, Carla Bassanezi; De LUCA, Tânia Regina. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2015. p.61-91.

GINZBURG, Carlo. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. tradução de Rosa Freire d ́Aguiar e Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das letras, 2007.

LE GOFF, Jacques. "Documento/monumento". História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990, p. 462-478.

MACHADO, Eliza Salgado de Aguiar. Arquivos Pessoais: Implicações teóricas e a organização do Arquivo Filinto de Almeida . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Instituto de Arte e Comunicação Social – Universidade Federal Fluminense.– Niterói: UFF, 2017.

MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello; XAVIER, Libânia Nacif. Impressos e história da educação: usos e destinos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. p.111-126. MICELI, Sérgio.

MARTINS, Ana Luzia; De LUCA, Tânia Regina de. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2018.

MICELI, Sérgio. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das letras, 2001.

NADAF, Yasmin Jamil. Sob o signo de uma flor. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1993.

TELLES, Norma. Encantações. Escritoras e Imaginação Literária no Brasil, de Norma Telles. São Paulo: Intermeios, 2012.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

PINTO, G. C. M. P. Sobre fontes e arquivos: o repertório para investigar Júlia Lopes de Almeida. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 01-11, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v4i1.2646. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2646. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS