O discente surdo autista nas aulas de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v4i1.2645Palavras-chave:
Surdez, Autismo, Práticas Pedagógicas, Inclusão, EnsinoResumo
O discente surdo autista enfrenta um grande desafio na sociedade e na escola pela falta de acessibilidade em diversos espaços. A inclusão, tema recorrente na atualidade, está envolta por desafios a serem enfrentados a cada dia pelos profissionais, especialmente os educadores que ainda possuem uma capacitação incipiente para lidarem com esta nova realidade. O professor de educação física tem como responsabilidade garantir a inclusão deste aluno em suas aulas; como fazer isso de forma eficaz é o desafio principal. Esta pesquisa objetiva apresentar o desenvolvimento de estratégias metodológicas utilizadas em aulas de educação física com alunos surdos autistas. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória que teve como base a observação e o registro das aulas de educação física com a presença de dois alunos surdos autistas no Instituto Nacional de Educação de Surdos. A pesquisa e as observações mostraram que as estratégias e métodos precisam ser diversos, isso porque não há um método único que funcione para todos os alunos surdos autistas, afinal os alunos são diferentes e apresentam necessidades diversas. Observar, conhecer suas preferências e necessidades, criar vínculo, adaptar o material, promover sua sociabilização e não subestimar o aluno é fundamental para realização de uma aula adequada
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