Entre documentos e memórias: o acervo de escolas extintas do Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v3i3.2591Palavras-chave:
Escolas Extintas , História da Educação, Acervo e Memória InstitucionalResumo
O presente artigo tem como objetivo caracterizar o acervo de escolas extintas do estado do Rio de Janeiro, partindo da identificação e análise dos processos históricos e administrativos que lhe deram origem. A complexidade das relações sociais criou uma dinâmica de vida em que o acesso a determinados direitos e espaços sociais dependem, necessariamente, de documentos que comprovem a conclusão de etapas da educação escolar, justificando assim sua existência formal. O acervo fluminense surgiu da junção entre os arquivos dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro na década de 1970, contando hoje com cerca de 5 milhões de pastas individuais de alunos dispostas em mais de 3.200 escolas. Esse conjunto documental, organizado e gerido por legislação específica, engloba registros acadêmicos e institucionais que, para além de buscar garantir a emissão de certificados ou diplomas, descreve a história da educação por meio da preservação da memória cotidiana dos processos pedagógicos e institucionais. Pretende-se nesta pesquisa reconstruir o processo de formação desse acervo, descrevendo a partir daí sua composição, organização e finalidades. Para tanto será realizado um estudo qualitativo de caráter bibliográfico a partir de fontes primárias, bem como da literatura que trata do tema.
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