A conservação da fauna silvestre e no interior paulista: concepções e criação de espaço educador em escola rural de Capivari – SP.
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v4i1.2572Palavras-chave:
Fauna Silvestre, Onça Parda, Educação Ambiental, Espaço Educador, Conservação da FaunaResumo
A conservação da biodiversidade é de vital importância, porém, ainda é um desafio distante no desenvolvimento de Políticas Públicas. Nunca houve no município de Capivari-SP um levantamento da fauna silvestre e são poucas as ações de educação ambiental para abordar essa temática no âmbito da educação municipal. Partindo desse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento preliminar da fauna silvestre e dos animais conhecidos pelos estudantes de uma escola rural, com isso desenvolver um processo de construção participativa de espaço educador, visando à conservação da onça-parda. A pesquisa foi conduzida em uma abordagem qualitativa e utilizou como instrumentos de coleta de dados, observação participante, desenhos, grupo focal e entrevista. Os dados foram organizados em dois eixos: 1- Conhecimento sobre a fauna e 2- Construção participativa do Espaço educador: divulgando conhecimentos. Como resultado, observamos que o espaço educador teve participação da população e envolvimento da comunidade local.
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