Educação Alimentar: promoção da saúde através da didatização nutricional associada à atividade física para diabéticos, hipertensos e obesos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v1i3.10149

Palavras-chave:

Doenças Crônicas, Síndrome Metabólica, Transposição Didática, Nutricional, Atividade Física

Resumo

As doenças crônicas não transmissíveis como diabetis mellitus, hipertensão arterial sistêmica e obesidade estão associadas, por exemplo, a falta de atividade física regular e a ingestão de alimentos inadequados, caracterizando-se, portanto, como uma síndrome metabólica. Diante deste contexto estruturou-se como objetivo desse estudo intervir através da transposição didática nutricional associada a introdução de atividade física para a promoção da saúde dos portadores de tais comorbidades no município de Coelho Neto (MA), atendidos pela equipe oito e auxiliados pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). Como metodologia para o desenvolvimento desse projeto de intervenção utilizou-se rodas de conversas, consultas médicas e uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário com indagações fechadas sobre a interface da didatização nutricional e atividade física regular sobre a qualidade de vida dos pacientes assistidos. O resultado da intervenção observou uma relação direta dos pacientes mobilizados pelo projeto em sua qualidade de vida. O estudo concluiu que a perda de peso e a adoção de hábitos mais saudáveis foram as variáveis mais frequentes apontadas pelos pacientes, portanto, mais associadas a confecção desse cenário. Isso denotou uma perspectiva favorável para a diminuição de internações, frequência em urgências e emergências, dentre outras conseqüências associadas à carência de promoção da saúde em portadores das doenças crônicas evidenciadas nesta pesquisa.

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

VIVEIROS DE ABREU, Dário Heider; SOUZA COSTA, Sueli de. Educação Alimentar: promoção da saúde através da didatização nutricional associada à atividade física para diabéticos, hipertensos e obesos. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 149–165, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v1i3.10149. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2438. Acesso em: 18 nov. 2024.

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Seção

ARTIGOS