Reflexões sobre o uso do jornal como fonte para a história da educação piauiense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v1i3.10013

Palavras-chave:

História da educação, Imprensa, Memória

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo mostrar as principais pesquisas desenvolvidas por sua autora na área de história da educação piauiense, tendo como fonte o jornal impresso. O recorte temporal adotado foi de 1952 a 1971, o início justifica-se pela primeira edição do jornal flâmula e o término pela implantação da lei 5692/71 que alterou significativamente as instituições escolares, tema principal de uma das pesquisas abordadas no texto. Foram analisadas três pesquisas a partir do uso do jornal como fonte. A primeira foi sobre o Jornal Flâmula. A segunda retratou um estudo sobre 15 textos memorialísticos da professora Nevinha Santos, os quais foram publicados no jornal Meio Norte. Por último, o trabalho Educação e imprensa: instituições escolares no Piauí de 1961 a 1971, em que foram consultadas 65 notícias dos jornais. Todos os trabalhos estão imersos na perspectiva da história cultural ou história nova. Como autores que embasam as análises, citamos: Capelato (1988), Luca (2015), Nóvoa (2007), Carvalho (2007) e Le Goff (1984). Essa pesquisa é significativa por revisitar a história da educação piauiense  a partir dos jornais; incentivar a utilização do jornal como fonte de pesquisa para a história da educação; impulsionar a investigação do jornal como espaço de  memória coletiva; estimular as escolas da atualidade a ocupar novamente os espaços das páginas dos noticiosos e, assim, fecunde a participação da sociedade na educação e reacendendo a luta e resistência por melhores condições de trabalho docente nas instituições escolares.

Referências

ALBANO, Ozildo. Gráfica ginasial. Flâmula, Picos, p. 3, 15 mar. 1952a.

_______. Passagens do sertão. Flâmula, Picos, p. 3,19 out. 1952b.

_______. Vida Estudantil. Flâmula, Picos, p. 4, 20 jan. 1953.

AMARAL, Giana Lange do. O gymnasio pelotense e a maçonaria: uma face da história da educação em Pelotas. Pelotas: UFpel, 1999.

BASTOS, Maria Helena Câmara. Espelho de papel: a imprensa e a história da educação. In: ARAÚJO, José Carlos de Souza; GATTI JÚNIOR, Décio (Org.) Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2002. p. 151-174.

CAPELATO, Maria Helena Rolim. Imprensa e história do Brasil. São Paulo: Contexto, 1988.

CARVALHO, Carlos Henrique de; ARAÚJO, José Carlos de; GONÇALVES NETO, Wenceslau. Discutindo a história da educação: a imprensa enquanto objeto de análise histórica (Uberlândia-MG, 193-1950). In: ARAÚJO, José Carlos de Souza; GATTI JÚNIOR, Décio (Org.) Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2002. p. 67-90.

ENSINO Nacional. Flâmula, Picos, p. 1, 24 mai. 1952.

LEITE, Acilino. O poder do estímulo. Flâmula, Picos, p. 1, 15 mar. 1952.

LUCA, Tania Regina. História da imprensa no Brasil. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 24-43.

MARQUES FILHO, Antonio. Flâmula, Picos, p. 2, 15 mar. 1952.

MAGISTÉRIO e Sacerdócio. Flâmula, Picos, p. 1, 12 abr. 1952.

MONTI, E. M. G.. Afetividades e (auto) censura na escrita autobiográfica da pianista Magdalena Tagliaferro. REVISTA ELETRÔNICA DOCUMENTO/MONUMENTO, v. 1, p. 72-83, 2018.

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga. Canto Orfeônico: Villa-Lobos e as Representações Sociais do Trabalho na Era Vargas. Revista Teias (UERJ. Online), v. 9, p. 78-90, 2008.

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga. Afetividades e (auto) censura na escrita autobiográfica da pianista Magdalena Tagliaferro. REVISTA ELETRÔNICA DOCUMENTO/MONUMENTO, v. 1, p. 72-83, 2018.

NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. As pesquisas sobre instituições escolares: o método dialético marxista de investigação. Eccos – Revista Científica. São Paulo, v. 7, n. 2, p. 351-68, jul./dez.2005. Disponível em: . Acesso em:2 jul. 2017.

NÓVOA, Antonio. A imprensa de educação e ensino: concepção e organização do repertório português. In: CATANI, Denice Barbara; BASTOS, Maria Helena Camara. Educação em Revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 2002. p.11-31.

SANTOS, Lourdinha. O trabalho. Flâmula, Picos, p. 1, 10 mai.1952.

SANTOS, Nevinha. Decadência do Estado Novo. Jornal Meio Norte, Teresina, PI, p. 3, 22 set. 1997a. (Caderno Alternativo).

_______. Saudades de uma infância em contato com a natureza. Jornal Meio Norte, Teresina, PI, n. 1116, 22 jan. 1998. (Caderno Alternativo).

_______. A vida é um quadro permanente. Jornal Meio Norte, Teresina, PI. 1999.

TELES, Rosreimar. Sonho, não. Realidade! Flâmula, Picos, p. 2, 15 mar. 1952.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

BEZERRA SOUSA, Jane. Reflexões sobre o uso do jornal como fonte para a história da educação piauiense. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 132–148, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v1i3.10013. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2437. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS