Ensinar pelas séries: Atipycal e a problemática do transtorno do espectro do autismo (tea)

Autores

  • Maria Solange Rocha da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Giuslane Francisca Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v1i3.9903

Palavras-chave:

Seriado, TEA, Dimensão educativa

Resumo

Pensar como o seriado Atipycal pode ser utilizado como um recurso pedagógico, é o objetivo desse artigo. Para tanto, exploramos alguns aspectos das três temporadas de Atipycal, seriado produzido pela Netflix. Atipycal aborda de uma forma descontraída as dificuldades e desafios enfrentados por Sam, um adolescente dentro do espectro autista, em grau leve. Ao problematizar as relações familiares e as dificuldades encontradas pela família Gardner para lidar com Sam, a série também evidencia a importância do engajamento da família para o desenvolvimento de uma pessoa dentro do espectro. Dessa forma, o seriado é um importante mecanismo que possibilita ao público conhecer e refletir sobre as condições de vida e a inclusão escolar e social de uma pessoa autista. Assim, a série pode ser utilizada como um recurso pedagógico em sala de aula, pois, Atypical nos possibilita refletir sobre como a escola tem lidado com as diferenças.

 

Referências

ALVES, Brunna D´Luise Turato Lotti. Séries de Televisão nas aulas de Geografia: uma estratégia didática In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, 2018, p. 01-09. Disponível em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/download/397/487/ Acesso em: 16 de jul. de 2019.

ATYPICAL, (Season 1) (Seriado). Direção: Joe Kessler, Michael Patrick, Jann Seth Gordon, Produtora: Netflix, Duração: 260 minutos, 2017.

ATYPICAL, (Season 2) (Seriado). Direção: Geeta Patel, Joe Kessler, Pete Chatmon, Ryan Csse, Silver Treen, Produtora: Netflix, 297 minutos, 2018.

ATYPICAL, (Season 3) (Seriado). Direção: Robia Rashid, Produtora: Netflix, Duração: 319 minutos, 2019.

BRAGA, Udineia Braga. O uso da mídia cinema como ferramenta de aprendizagem nas aulas de História. In: XXIX Simpósio Nacional de História: Contra os Preconceitos: História e Democracia, 2017, p. 01-12.

LOCATELLI, Aline Locatelli; MACUGLIA, Uliane. As séries de TV como ferramenta pedagógica no ensino de Química, Revista Thema, 2018, vol. 15, Nº 4, p. 1294- 1301. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1086 Acesso em: 16 de jul. de 2019.

LOURO, Lopes Guacira. O cinema como pedagogia. In: LOPES, Eliana, M. Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia, Greive. 500 anos de história da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MAIA FILHO, Antônio Luiz. A importância da família no cuidado da criança autista. Revista Saúde em Foco. Teresina, v. 3, n. 1, art. 1, jan./jun. 2016, p. 66-83. Disponível em: http://www4.fsanet.com.br/revista/index.php/saudeemfoco/article/viewFile/719/1000 Acesso em: 24 de jul. de 2019.

PEREIRA, Lara Rodrigues; SILVA, Cristiani Bereta da. Como utilizar o cinema em sala de aula? Notas a respeito das prescrições para o ensino de História. ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 21, n. 2, Passo Fundo, jul./dez. 2014, p. 318-335.

PIMENTA, Herbene Fernandes; BARBOSA João Paulo da Silva. O autismo no ambiente familiar e a interação família escola: um estudo de caso. III Congresso Internacional de Educação Inclusiva & III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva e Direitos Humanos, Campina Grande – PB, 2018, p. 01-12. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID623_11082018132007.pdf Acesso em: 24 de jul. de 2019.

SANTA, Amanda de. O papel da escola. Folha de Londrina, 13 de fev. de 2019. Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/cidades/as-dificuldades-na-inclusao-da-crianca-autista-na-escola-1026606.html Acesso em: 18 de jul. de 2019.

SILVA, Alexandra Lima da; MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga. Viagens pelo cinema: convites à história da educação. Teresina: EDUFPI, 2019.

SKLIAR, Carlos. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, David (Org). Inclusão e educação: doze olhares sob a educação inclusiva. São Paulo: Summu, 2006.

SCHVARZMAN, Sheila. Marc Ferro, cinema, história e cinejornais: Histoire parallèle e a emergência do discurso do outro. ArtCultura, Uberlândia, v. 15, n. 26, p. 187-203, jan.-jun. 2013.

SOUZA, Jéssica Itaiane R. de; LEITE, Bruno S. Utilização das Séries de TV no Ensino de Química. Rev. Virtual Quimica. |Vol 10, No. 4, 749-766. Disponível em: http://rvq.sbq.org.br/imagebank/pdf/v10n4a02.pdf Acesso em: 16 de jul. de 2019.

TENORIO, Goretti; PINHEIRO, Chloé. O que é autismo, das causas aos sinais e o tratamento. Saúde, 2 abr, 2018. Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/o-que-e-autismo-das-causas-aos-sinais-e-o-tratamento/ Acesso em: 17 de jul. de 2019.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

ROCHA DA SILVA, Maria Solange; FRANCISCA SILVA, Giuslane. Ensinar pelas séries: Atipycal e a problemática do transtorno do espectro do autismo (tea). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 95–110, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v1i3.9903. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2435. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO