A reeducação das relações étnico-raciais e a série Everybody Hates Chris: algumas notas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v1i3.9906

Palavras-chave:

Educação, Everybody Hates Chris, Racismo, Relações Étnico-Raciais, Seriados

Resumo

O artigo analisa os episódios que compõem a primeira temporada do seriado norte-americano Everybody Hates Chris e dialoga com a bibliografia das ciências humanas e sociais sobre a questão racial (NOGUEIRA, 2006), (BICUDO, 1955)  a fim de: (1) debater as configurações das relações étnico-raciais no Brasil e nos Estados Unidos; (2) identificar como a questão racial é tratada na série; (3) discutir as possibilidades para a reeducação das relações étnico-raciais no ambiente escolar. As considerações finais do presente artigo perpassam pelo reconhecimento do racismo como um sistema operante no Brasil, apesar da valorização da mestiçagem como elemento formador do povo brasileiro, a compreensão do racismo como processo de não reconhecimento da individualidade de sujeitos negros e a presença de elementos semelhantes entre a questão racial apresentada na série e a realidade social brasileira.

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

OLIVEIRA PEREIRA, Vinícius. A reeducação das relações étnico-raciais e a série Everybody Hates Chris: algumas notas. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 52–68, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v1i3.9906. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2433. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO