Educação e consumo na série de TV “Um Maluco no Pedaço”
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v1i3.9866Palavras-chave:
Educação, Um Maluco no Pedaço, Audiovisual, Relações étnicoraciais, currículoResumo
O presente artigo tem como objetivo principal analisar a dimensão educativa do seriado de TV Fresh Prince of Bel-Air, traduzido no Brasil com o nome de Um Maluco no Pedaço. As reflexões apresentadas aqui fazem parte de reflexões iniciais acerca do debate que versa sobre a questão da identificação na representação de experiências negras nas mídias de massa. Partindo da questão: “O que esta série tem a contribuir no currículo e na educação de crianças e jovens brasileiros?”, pensaremos aqui em como o humor de seriados voltados para o público negro pode ser encarado por meio da dimensão educativa para compreensão de questões relacionadas às relações étnico-raciais das sociedades afrodiaspóricas e conteúdos sensíveis, mais especificamente no Brasil e nos Estados Unidos.
Referências
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: Artes de Fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
DOMINGUES, Petrônio. Cultura popular: as construções de um conceito na produção historiográfica. História (São Paulo). v. 30, n. 2, ago/dez 2011.
TAYLOR, Elizabeth Dowling. The original black elite: Daniel Murray and the story of a forgotten era. Amistad: Nova Iorque, 2018
VIDAL, Diana Gonçalves, SALVADORI, Maria Angela Borges & COSTA, Ana Luiza Jesus da. Cultura e História da Educação: Diálogos com Michel de Certeau e E.P. Thompson. Rev. Histedbr (online), v. 19, pp. 1-25, Campinas, SP, 2019.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro: 34: Rio de Janeiro, 2012.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e historia. Petrópolis: Vozes. 2018
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
hooks, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante. 2019