A websérie dark como artefato da cultura histórica: a estrutura de sentimento dos jovens relacionada aos conflitos sociais e ambientais na perspectiva da ficção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v1i3.9636

Palavras-chave:

Educação Histórica, Cultura histórica, Conflitos sociais e ambientais, Websérie, Ficção Científica e Utopia

Resumo

Nesse artigo pretende-se investigar a estrutura de sentimento dos jovens ocidentais relativa aos conflitos sociais ligados ao embate entre as condições históricas contingentes e a liberdade emancipatória vinculadas às relações da humanidade com a (sua) natureza por meio de um artefato da cultura histórica: a websérie alemã de ficção científica “Dark” (2017-2019) produzida pelo serviço de “streaming” da Netflix. Busca-se compreender os processos históricos ligados à relação entre a estrutura de sentimento (WILLIAMS, 2003) pertencente à cultura juvenil e expressa pela cultura histórica de uma comunidade (RÜSEN, 2016), o novo humanismo (RÜSEN, 2015) e o princípio da “burdening history” proposto por Bodo von Borries (2018). Constrói-se uma interpretação a partir das tipologias desenvolvidas por Frederic Jameson (2009) e Raymond Williams (1978) referentes ao gênero da ficção científica e sua relação com a utopia ― e sua necessária contraparte, a distopia ― e o futuro a partir do modo como os personagens que representam jovens na referida websérie abordam as temáticas dos conflitos sociais referentes às condições históricas e à emancipação humana vinculada a sua relação com a natureza. Esta pesquisa tipológica será um embasamento para o desenvolvimento de ferramentas de pesquisa como critérios metodológicos, a fim de, no futuro, investigar as ideias históricas de jovens estudantes brasileiros sobre uma aprendizagem histórica humanista a partir da relação dos seres humanos com o outro e com a (sua) natureza.

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

FRONZA, Marcelo. A websérie dark como artefato da cultura histórica: a estrutura de sentimento dos jovens relacionada aos conflitos sociais e ambientais na perspectiva da ficção científica. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 6–25, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v1i3.9636. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2430. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO