Professores de Música nas Escolas do Espírito Santo: Vestígios de Histórias não Contadas

Autores

  • Ademir Adeodato Instituto Federal do Esírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v2i3.11043

Palavras-chave:

Ensino de Música, História da Educação Musical, Instrução pública capixaba

Resumo

Refere-se a uma pesquisa em nível de doutorado, de caráter histórico, que investigou a oferta do ensino musical nas escolas públicas do Estado do Espírito Santo. O estudo tem como referencial metodológico o paradigma indiciário de Carlos Ginzburg (1989). O objetivo central do trabalho foi analisar o lugar ocupado pelo ensino da música nas instituições secundárias do ES, entre os anos de 1843 (criação do Lyceu Provincial da Victoria – primeira escola de ensino secundário do ES) e 1930 (governo de Borges de Aguiar, onde foram feitas várias intervenções para a oferta do ensino musical nas escolas capixabas).  Nesse texto, especificamente, refletiremos sobre a caracterização do sujeito professor de música imerso na história da instrução pública do ES. Explicitaremos esses atores em meio às lutas próprias de seu cotidiano escolar, notando, especialmente, o que entendemos como as suas ações para a constituição, afirmação e propagação do ensino musical escolarizado. Direcionamos nossa análise para a trajetória docente percorrida por um desses indivíduos, a saber: Balthasar Antonio dos Reis, professor de música que atuou no ensino secundário capixaba entre os anos de 1853 e 1880. Visando situar o leitor no contexto da nossa pesquisa, introdutoriamente, apresentaremos os aportes teóricos e os procedimentos metodológicos que a embasaram. Acreditamos na relevância desse trabalho, pois entendemos que a realização de estudos históricos que demonstrem os desafios, as conquistas e os caminhos trilhados pelo ensino musical em espaços escolares podem contribuir para o fortalecimento da oferta desse componente curricular na escola contemporânea brasileira.

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Publicado

2020-09-24

Como Citar

ADEODATO, Ademir. Professores de Música nas Escolas do Espírito Santo: Vestígios de Histórias não Contadas. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 136–151, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v2i3.11043. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2399. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS