Uma pena feminina em combate: a expressão literária e educativa de Carmen Dolores nas crônicas de O Paiz (1905-1910)

Autores

  • Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v2i3.11460

Palavras-chave:

Carmen Dolores, História da educação brasileira, Mulheres de letras, Educação feminina, Feminismo

Resumo

No presente artigo, a intenção é de lançar luz sobre a expressão literária e educativa de Carmen Dolores, pseudônimo de Emília Moncorvo Bandeira de Mello (1852-1910), escritora e intelectual de grande prestígio no mundo das letras do Rio de Janeiro e do país, na virada do século XIX para o XX. Reconhecida como autora de obras de gêneros diversos, notabilizou-se por seu talento como cronista, que desenvolveu em diversos veículos da imprensa de então. O foco do estudo, que dialoga com o campo da história cultural, estará dirigido à sua colaboração em O Paiz, considerado um dos principais jornais brasileiros da época, no período de 1905 a 1910, quando, através de suas crônicas, destacou-se pela firmeza de opiniões e combatividade no enfrentamento dos temas abordados. De modo particular, será conferida atenção aos embates em que se envolveu, por meio de seus escritos, em torno de questões de grande relevo para o universo feminino, entre as quais se inscreveram as lutas de escritoras e intelectuais por afirmação em um cenário das letras eminentemente masculino. Também outras problemáticas cruciais vividas por mulheres de seu tempo, em um sentido mais amplo, foram alvo de sua pena, que se mobilizou fortemente em defesa da educação e do trabalho femininos, do divórcio, entre outras pautas, dialogando com o movimento feminista daquele momento, e assumindo importante dimensão educativa.

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Publicado

2020-09-24

Como Citar

BANDEIRA DE MELLO MAGALDI, Ana Maria. Uma pena feminina em combate: a expressão literária e educativa de Carmen Dolores nas crônicas de O Paiz (1905-1910). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 10–37, 2020. DOI: 10.26694/caedu.v2i3.11460. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2393. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO