Cultura e educação: relações entre multiculturalidade e hegemonia cultural/musical
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v3i1.2389Palavras-chave:
Cultura, Educação, Educação musical, Multiculturalidade, Hegemonia culturalResumo
O presente artigo é uma revisão de literatura que busca refletir sobre educação musical e suas relações com manifestações e propagação da cultura. Há muitas formas de ensinar e de aprender que juntas formam os pilares que sustentaram o desenvolvimento humano. Contudo, faz-se hoje presente uma supervalorização de modos de pensar e de agir oriundo de uma elite cultural fortemente influenciada pela hegemonia cultural europeia levada aos demais continentes pelos colonizadores. A supervalorização da cultura europeia está presente também no ensino de música, que muitas vezes está centrado no repertório e nas propostas pedagógicas oriundas da Europa. O desenvolvimento de pessoas dentro de uma cultura hegemônica pode gerar alienação e preconceitos, inclusive quanto às expressões musicais. Desta forma, concluímos que uma educação musical que inclua outras manifestações artísticas podem contribuir para o conhecimento de outras culturas e para a diminuição de preconceitos acerca das músicas de outros povos.Downloads
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