O “amor” pela Musica, um Dicionário e a cultura musical como pedagogia no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v3i1.12397Palavras-chave:
Cultura como pedagogia, História da Educação, História da Educação Musical, Música no Brasil Império, História da Música no BrasilResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma perspectiva da História da Educação Musical que se desenvolve para além das instituições escolares, especificamente no campo da Cultura. A questão central será tentar compreender como o campo da Cultura Musical pode operar também como “Pedagogia”, tendo como recorte o século XIX. O objeto de estudo que dará suporte a essas reflexões será o “Dicionário Musical”, de Raphael Coelho Machado, publicado no Brasil em 1842. Para tanto as referências teóricas utilizadas abrangem as categorias de “programa institucional” (Dubet, 2002), “regime de amadorismo” (Fauquet e Hennion, 2000) e “cultura como pedagogia” (Silva, 2005). Como conclusão geral deste artigo, constata-se que os processos históricos de constituição e afirmação de determinadas Culturas Musicais apresentam-se como uma importante temática para ser problematizada e estudada também dentro da área da História da Educação Musical.Downloads
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