De arrepiar: a musicista piauiense Gislene Danielle e suas artes - canto, interpretação, docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i1.12348

Palavras-chave:

História da Educação Musical, Formação, Viagens

Resumo

Esse trabalho dedica-se a narrar o percurso formativo da musicista negra Gislene Danielle e pretende contribuir com a História da Educação Musical. Procura-se registrar as influências da música e do teatro na vida da cantora, sua trajetória acadêmica, tanto quanto de que maneiras chegou à docência. As perguntas mobilizadoras deste ensaio foram: Como a artista foi apresentada aos estudos de música? Por que a professora decidiu estudar teatro? Quando e como se tornou docente? A partir da articulação entre minhas memórias e da artista, juntamente com as respostas obtidas em entrevistas concedidas pela cantora tanto em canais de televisão local quanto a mim, analisadas em cruzamento com imagens e notícias disponibilizadas na televisão, nas redes sociais e no acervo da musicista, atriz e professora, foi possível perceber a relevância das instituições públicas e privadas, organizações, congregações e, sobretudo, das redes de relacionamentos pessoais e profissionais, que, somadas a estudo e trabalho, possibilitaram.

Referências

ALVES, R. D. S. A.; BOAKARI, F. M; SILVA, F. B. “Síndrome da luta maior”: um perigo para a educação anti-discriminatória. Educação e Cultura Contemporânea. v. 16, p. 348-372, 2019.

BÃ, A. H. A tradição viva. In: KI-ZERBO, J. (org.). História Geral da África I. São Paulo: Ática, v. I, 2010. p. 181-218.

CARVALHO, G. D. Depoimento a Márcia Pereira de Oliveira. Teresina: Meio digital, 2020.

BERTH, J. Empoderamento. São Paulo: Pólen, 2019.

MONTI, E. M. G.. Afetividades e (auto) censura na escrita autobiográfica da pianista Magdalena Tagliaferro. REVISTA ELETRÔNICA DOCUMENTO/MONUMENTO, v. 1, p. 72-83, 2018.

NUNES, A. S. Ressuscito na cidade suicida. Teresina: Desenredo, 2017.

MONTI, E. M. G.. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE OSCAR LORENZO FERNANDEZ PARA O ENSINO DA MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS (1930-1931). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 227-238, 2016.

SILVA, J. P. Casa de Sons – Escola de Música de Teresina (1981-1991): sujeitos e práticas educativas entre salas e palcos. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2020.

SOUSA, R. S. ; MONTI, E. M. G. . Multiculturalismo e pós-modernidade: reflexões sobre cultura, educação musical e currículo educacional. Pesquisa e Música, v. 13, p. 112-126, 2014.

Downloads

Publicado

2021-05-01

Como Citar

PEREIRA DE OLIVEIRA, Marcia. De arrepiar: a musicista piauiense Gislene Danielle e suas artes - canto, interpretação, docência. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 4–18, 2021. DOI: 10.26694/caedu.v3i1.12348. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2381. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO