Polifonias em saberes: música, educação e história

Autores

  • Inês de Almeida Rocha UNIRIO
  • Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti UFPI

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i1.12509

Resumo

Atendendo à uma demanda crescente na área de estudos sobre ensino, aprendizagem e música, seja em espaços institucionalizados ou não, seja em modalidades formais, não-formais ou informais, o Dossiê Polifonias em saberes: música educação e história reúne textos com temáticas musicais, trabalhados com enfoque histórico, que abordam aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem de saberes musicais. Os pesquisadores se ocuparam, mais especificamente, de assuntos relacionados à itinerários formativo de musicistas, docentes e discentes; analisaram o ensino de música em espaços escolares; estudaram como uma trajetória formativa leva um musicista a tornar-se docente; indagaram sobre performance em banda como fator educativo e socializador; investigaram sobre livro como fonte de pesquisa para compreender aspectos da cultura musical do século XIX; analisaram repertório musical para o ensino de piano; acompanharam trajetória de mulheres compositoras e a escolarização da música na Educação Básica.

Downloads

Publicado

2021-05-01

Como Citar

ALMEIDA ROCHA, Inês de; GONZAGA DO MONTI, Ednardo Monteiro. Polifonias em saberes: música, educação e história. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 2–3, 2021. DOI: 10.26694/caedu.v3i1.12509. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2380. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ