Educar para a diversidade e cidadania: compreensões, desafios e perspectivas

Autores

  • Antonio Andreson Oliveira Silva Universidade Federal do Piauí
  • Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i2.12400

Palavras-chave:

Cidadania, Diversidade, Educação, Escola e Reconhecimento

Resumo

O reconhecimento e a valorização das diversidades no espaço educativo tem sido uma constante nos debates e reflexões no campo educacional, ao mesmo tempo em que tem se constituído um discurso que uma das funções da escola é educar para a cidadania.  Assim, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre como estes conceitos - diversidade e cidadania - são compreendidos e operacionalizados no contexto educativo. Para tanto, tomamos como lócus de investigação uma escola da rede pública estadual do município de Teresina-PI, onde, por meio de entrevistas, conversas informais e sobretudo, da observação procuramos perceber se e como essa escola vem compreendendo e promovendo o reconhecimento da diversidade e a formação para a cidadania. Nesse processo analítico, dialogamos com autores da área de educação, história e antropologia que nos ajudam a melhor entender as ações e práticas discursivas no interior da escola.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

OLIVEIRA SILVA, Antonio Andreson; FERREIRA DO NASCIMENTO, Raimundo Nonato. Educar para a diversidade e cidadania: compreensões, desafios e perspectivas. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 174–193, 2021. DOI: 10.26694/caedu.v3i2.12400. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2378. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS