Educar para a diversidade e cidadania: compreensões, desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v3i2.12400Palavras-chave:
Cidadania, Diversidade, Educação, Escola e ReconhecimentoResumo
O reconhecimento e a valorização das diversidades no espaço educativo tem sido uma constante nos debates e reflexões no campo educacional, ao mesmo tempo em que tem se constituído um discurso que uma das funções da escola é educar para a cidadania. Assim, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre como estes conceitos - diversidade e cidadania - são compreendidos e operacionalizados no contexto educativo. Para tanto, tomamos como lócus de investigação uma escola da rede pública estadual do município de Teresina-PI, onde, por meio de entrevistas, conversas informais e sobretudo, da observação procuramos perceber se e como essa escola vem compreendendo e promovendo o reconhecimento da diversidade e a formação para a cidadania. Nesse processo analítico, dialogamos com autores da área de educação, história e antropologia que nos ajudam a melhor entender as ações e práticas discursivas no interior da escola.
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