Nudos críticos en la comprensión ontológica de la educación inclusiva

(Chile)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i2.12828

Palavras-chave:

Inclusão, Ontologia do menor, Matriz essencialista-individualista, Ontologia neo-materialista, Singularidades múltiplas

Resumo

A educação inclusiva não define claramente uma nova condição de humanidade, analisa preocupações de ordem contingente vinculadas a processos ideológicos, discursivos e relações de poder que participam da configuração do poder da condição de ser humano, fabricando novos códigos de legibilidade. O objetivo deste trabalho é analisar a matriz de produção ontológica da educação inclusiva e suas repercussões materiais e subjetivas na vida escolar. O método utilizado utiliza a pesquisa documental crítica. Entre suas principais conclusões estão: a) a construção de uma pragmática epistemológica micropolítica eb) a criação de uma concepção ontológica neo-materialista que privilegia a multiplicidade de modos de existência do ser humano.

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Referências

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

OCAMPO GONZÁLEZ (CHILE), Aldo. Nudos críticos en la comprensión ontológica de la educación inclusiva: (Chile). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 113–127, 2021. DOI: 10.26694/caedu.v3i2.12828. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2375. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS