AS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Aprendizagem, Experimentação Investigativa, Ensino de Ciências, Educação ContextualizadaResumo
A experimentação durante as aulas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias não são importantes apenas por despertar o interesse pela Ciência nos alunos, como também para promover uma melhor compreensão dos fenômenos que regem as transformações que ocorrem na natureza. O objetivo da presente pesquisa foi analisar as práticas experimentais no ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental em escolas do semiárido brasileiro, por meio de uma revisão sistemática de literatura, de abordagem qualitativa, a partir do levantamento de artigos publicados em periódicos de diferentes categorias. Considerando os dados obtidos, foi possível observar que há uma preocupação com os processos de aprendizagem dos estudantes no que se refere às práticas experimentais, comprovando que tais práticas são fundamentais para a construção de um conhecimento mais crítico, imparcial, significativo, além de ser importante para o próprio processo de ensino-aprendizagem.