Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Instruções Gerais

 

Biosphere Comunicações Científicas recebe manuscritos na categoria Artigos originais, com resultados inéditos oriundos de ensino, pesquisa e extensão. Os artigos não deverão exceder 20 páginas digitadas, incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas.

 

O manuscrito deve estar em um arquivo do tipo “DOC” e ser formatado em papel tamanho A-4; Fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre linhas no corpo de todo texto, exceto nas citações diretas longas (acima de 4 linhas), no resumo, no abstract, nas legendas de figuras e tabelas e nas referências bibliográficas que devem ter espaçamento simples; Margens: 3,0cm (margem superior e esquerda) e 2,0cm (margem inferior e direita) e com páginas numeradas.

 

Citar números e unidades da seguinte forma: escrever números até nove por extenso, a menos que sejam seguidos de unidades. Utilizar, para número decimal, vírgula nos textos em português (ex.:10,5 m) e ponto em inglês (ex.:10.5 m). Utilizar o Sistema Internacional de Unidades, separando as unidades dos valores por um espaço (exceto para porcentagens, graus, minutos e segundos); utilizar abreviações sempre que possível. Não inserir espaços para mudar de linha caso a unidade não caiba na mesma linha.

 

O manuscrito deverá ser organizado na seguinte ordem:

a)      Folha de rosto (título do manuscrito em português e inglês; dados dos autores; indicação do autor para correspondência)

b)      Resumo, Palavras-chaves, Abstract, Key Words,

c)      Texto (Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão)

d)      Agradecimentos (se houver)

e)      Contribuição dos autores

f)       Referências bibliográficas

 

As tabelas e figuras devem ser inseridas no corpo do texto, próximas ao local onde são mencionadas.

 

Título: negrito e caixa alta, deve se apresentar centralizado, com no máximo de 20 palavras, em português e inglês. Deverá ser conciso e objetivo.

 

Dados dos autores: nome(s) do(s) autor(es), entidades institucionais de vínculo profissional com cidade, estado, país, e-mail e ORCID. O autor para correspondência deverá ser indicado após a descrição dos autores com seu endereço completo e e-mail. Os nomes dos autores devem vir completos, apenas com a inicial de cada nome em maiúsculo e centralizados.

 

Resumo. Em português e em parágrafo único, no máximo com 200 palavras; as palavras-chaves devem estar dispostas em ordem alfabética, em número mínimo de três e máximo de cinco, e não repetir palavras presentes no título.

 

Abstract. Em inglês e em parágrafo único, no máximo com 200 palavras; as key words, em inglês, devem estar dispostas em ordem alfabética, em número mínimo de três e máximo de cinco, e não repetir palavras presentes no título.

 

Texto

Iniciar em uma nova página, tendo os títulos principais alinhados à esquerda, com letras maiúsculas e em negrito. Os títulos secundários devem ser alinhados à esquerda, com letras minúsculas e em negrito.

 

1. Introdução

Definir claramente o assunto e justificativa para a sua realização. No último parágrafo indicar a finalidade e os objetivos do trabalho.

 

2. Material e Métodos

Deve conter descrições breves, suficientes à repetição do trabalho, técnicas já publicadas devem ser apenas citadas e não descritas. Incluem-se nesta parte os materiais, técnicas e métodos utilizados para conduzir o trabalho.

 

3. Resultados e Discussão

Devem ser expostos de forma objetiva, clara e lógica, os resultados provenientes da seção “Material e Métodos”. Podem ser acompanhados de tabelas e de figuras (gráficos, fotografias, desenhos, mapas e pranchas), estritamente necessárias à compreensão do texto e que devem seguir formatação adequada e ser inseridas o mais próximo possível do trecho onde são mencionadas, de preferência em seguida de sua citação em texto. A discussão deve inserir os comentários sobre os resultados, suas implicações e limitações e confrontação do estudo com outras publicações e literatura científica de relevância para o tema.

 

4. Considerações finais

Este espaço deve ser usado para responder: se a pesquisa resolveu o problema proposto; se ampliou a compreensão do problema ou se foram descobertos novos problemas; se as hipóteses levantadas foram confirmadas ou refutadas; se os objetivos foram alcançados; se a metodologia utilizada foi suficiente para realizar os procedimentos. Ademais, dar sugestões e recomendações de como lidar com o problema estudado.

 

5. Agradecimentos

Os agradecimentos são opcionais e, quando presentes, devem ser nominais e limitar-se ao mínimo indispensável. Aparecer antes das referências bibliográficas.

 

Contribuição dos autores. Parágrafo descritivo da contribuição específica de cada um dos autores.

 

Referências bibliográficas

Citações no corpo do texto devem estar em maiúscula seguido do ano, em ordem alfabética por nome dos autores e em ordem cronológica por cada autor. Ex. Segundo Barnes (1970)...; De acordo com Oliveira e Araújo (2018)...; (SANTOS, 2006); para dois autores (GUEDES; SILVA, 2008); três ou mais autores, utilizar o primeiro e após et al. (MARQUES et al., 2011) e (GOUBLER, 1987, 1990).

 

As referências bibliográficas deverão ser organizadas em ordem alfabética, justificado, conforme os exemplos seguintes que se baseiam na ABNT. Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados.

 

Livros: autor(es), título, subtítulo (se houver), edição (se houver), local, editora e data de publicação.

LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

GOMES, A.C.; VECHI, C.A. Estática romântica: textos doutrinários comentados. São Paulo: Atlas, 1992.

 

Capítulos de livro: autor(es), título do capítulo, subtítulo (se houver). In: autor(es), título do livro, edição (se houver), local, editora, data de publicação e intervalo das páginas do capítulo.

SANTOS, F.R.A colonização da terra do Tucujús. In: SANTOS, F.R. História do Amapá, 1º grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. p. 15-24.

 

Artigos: autor, título do artigo ou da matéria, subtítulo (se houver), título do periódico, subtítulo (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, tomo (se houver), páginas inicial e final, e data ou período de publicação. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.

DOREA, R.D.; COSTA, J.N.; BATITA, J.M.; FERREIRA, M.M.; MENEZES, R.V.; SOUZA, T.S. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, 2011. Supl. 3.

 

Trabalho acadêmico: autor, título, subtítulo (se houver), ano de depósito, tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros), grau (especialização, doutorado, entre outros) e curso entre parênteses, vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa.

AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

 

Trabalhos apresentados em eventos: autor, título do trabalho, seguidos da expressão In:, nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento, local, editora, data de publicação e páginas inicial e final da parte referenciada.

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

 

Patente: inventor (autor), título, nomes do depositante e/ou titular e do procurador (se houver), número da patente, data de depósito e data de concessão da patente (se houver).

BERTAZZOLI, Rodnei et alEletrodos de difusão gasosa modificados com catalisadores redox, processo e reator eletroquímico de síntese de peróxido de hidrogênio utilizando os mesmos. Depositante: Universidade Estadual de Campinas. Procurador: Maria Cristina Valim Lourenço Gomes. BR n. PI0600460-1A. Depósito: 27 jan. 2006. Concessão: 25 mar. 2008.

 

Fontes eletrônicas: autor(es) ou da Instituição, Título, Edição (se houver). Local de publicação (se houver): Editora (se houver), anos de publicação. Disponível em: XXXXXX. Acesso em: dia, mês e ano do acesso

 

Tabelas e figuras

As tabelas devem estar inseridas no texto, logo após sua citação. Ser sequencialmente numeradas, em arábico. A legenda da tabela deve estar justificada à esquerda e em uma linha separada acima.

Todas as figuras devem ser sequencialmente numeradas, em arábico com numeração independente das tabelas e a legenda deve ser justificada à esquerda e em uma linha separada acima. As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos e mapas) são denominadas figuras, que podem ser montadas em pranchas. As figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi ou mais de resolução e gravadas no formato TIFF. Podem ser em escala de cinza ou coloridas.

As legendas de figuras e tabelas devem ser redigidas em Fonte Times New Roman, tamanho 10 e espaçamento entrelinhas simples. Tabelas e figuras devem ser criadas obedecendo as dimensões de 7,5 cm ou 16 cm quanto à largura.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição deve ser original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Comprometida com os princípios da ética e bem-estar dos seres vivos, trabalhos submetidos à Biosphere Comunicações Científicas, deverão estar de acordo com a legislação vigente no país em relação as devidas autorizações: Comitê de Ética, SISBIO, SISGEN, ANPM/COPAL, etc.

  3. Os manuscritos devem estar redigidos em língua portuguesa, preferencialmente.
  4. Todos os autores e co-autores dos manuscritos devem estar cadastrados no portal da revista 

    https://revistas.ufpi.br/index.php/bcc/about 

     

  5. Todos os autores e co-autores dos manuscritos tem obrigatoriamente que estar cadastrados no ORCID.
  6. Os procedimentos de análise e apreciação dos artigos pelos pareceristas são realizados com o anonimato dos autores dos respectivos trabalhos e dos pareceristas ("avaliação cega").
  7. Os artigos serão avaliados pelo conselho editorial da revista e, se aprovados, serão encaminhados pelo editor responsável ou editor adjunto da revista ao corpo de pareceristas, que apreciarão o texto. As opções de pareceres são: a) Aprovado integralmente; b) Aprovado, desde que sejam feitas as correções necessárias; c) Recusado. Caso haja alguma divergência quanto aos pareceres, o editor encaminhará o artigo ao conselho editorial que decidirá quanto à publicação ou não.
  8. Não será aceito artigo em co-autoria com mais de oito autores.
  9. A revista Biosphere Comunicações Científicas não cobra taxa de submissão e/ou publicação.
 

Política de Privacidade

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ISSN: 2965-1115

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