CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O ENSINO DE CIÊNCIAS: TECENDO REFLEXÕES
Palavras-chave:
Educação básica, Educação científica, História da Ciência.Resumo
O conhecimento científico é produzido por investigações científicas, por meio de seus métodos, com vistas à resolução de problemas e atendendo aos anseios de uma sociedade. Desse modo, o ensino de Ciências permite o entendimento dos saberes oriundos da ciência e contribui para que o cidadão adquira um pensamento crítico das ciências e suas implicações. Este trabalho apresenta como objetivo refletir sobre o conhecimento científico e o ensino de Ciências nas escolas da educação básica, tecendo discussões sobre a necessidade de uma educação científica pautada na construção do saber. Optou-se por uma investigação de natureza qualitativa, bibliográfica e exploratória, em que evidencia-se, à luz de teóricos como Assis (2014), Morais et al (2018), Nascimento e Carvalho (2008), Popper (1975), Silva, Ferreira e Viera (2017), entre outros, que o ensino de Ciências nas escolas precisam conceber a ciência e seu desenvolvimento, com um caráter linear, cumulativo e evolutivo, baseado na perspectiva de um ensino contextualizado, o qual permite motivar o interesse dos alunos pelo saber científico e sua natureza, a fim de facilitar o entendimento das situações do cotidiano e resolução de problemas no dia a dia.