APRENDENDO COM HERBÁRIO DIDÁTICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Botânica, Exsicatas, Herbário Escolar

Resumo

A elaboração de herbários didáticos é uma prática didática que facilita os estudos sobre as plantas, pois aproxima a botânica ao cotidiano escolar. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo identificar as plantas presentes na escola, indicar as formas de uso como forma de contribuir para o ensino de botânica com a criação de um herbário didático. O projeto ocorreu na escola estadual “Centro de Ensino Y Bacanga” em São Luís (MA), em parceria com o Laboratório de Estudos Botânicos (LEB) da Universidade Federal do Maranhão. Foram realizadas coletas das plantas no entorno escolar, pesquisas para confirmação da identificação botânica, grafia do nome científico e formas de uso das espécies coletadas, além da elaboração de exsicatas para o herbário didático. Foram identificadas 16 espécies e as famílias mais representativas foram Asteraceae, Euphorbiaceae, Fabaceae e Commelinaceae. A maioria das plantas estudadas são utilizadas para uso medicinal. Por fim, foi elaborado um folder contendo o nome científico da espécie, o nome popular e a forma de uso para popularizar as informações obtidas a partir da pesquisa realizada.

 

Biografia do Autor

Sarah Letícia Silva Costa, Centro de Ensino Y Bacanga, São Luís, Maranhão, Brasil

 

 

 

Catherine Rios Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Minas Gerais, Brasil

 

 

 

 

Camila Santos Pires, Museu Paraense Emilio Goeldi, Belém, Pará, Brasil

 

 

 

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Publicado

2023-12-20