ZIRCÃO, O GUARDIÃO DO TEMPO

DATAÇÃO U-PB APLICADA À PROVENIÊNCIA SEDIMENTAR - REVISÃO METODOLÓGICA E UTILIDADE NO PROJETO BIOCRONORTE

Autores

  • Nicole Lopes Padilha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriel Bertolini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juliana Charão Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Maria Góes Universidade de São Paulo
  • Afonso César Rodrigues Nogueira Universidade Federal do Pará
  • Renato Sol Paiva de Medeiros Universidade Federal do Pará
  • Luiz Saturnino de Andrade Universidade Federal do Pará
  • Argel de Assis Nunes Sodré Universidade Federal do Pará
  • Denise Moreira Canarim Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paulo A. Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Karina Scomazzon Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Edvaldo José Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • João Miguel Maraschin Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Bacia do Parnaíba., Geocronologia U-Pb., Proveniência sedimentar., Zircão detrítico.

Resumo

O método de datação geocronológica U-Pb em zircão detrítico é uma técnica para reconstrução de ambientes sedimentares do passado. Datações utilizando o método LA-ICP-MS em zircão são amplamente utilizadas em estudos de proveniência sedimentar devido à sua utilização como traçador de áreas-fontes e misturas entre sistemas sedimentares. Neste artigo, revisamos o mineral zircão e seu potencial como geocronômetro, a preparação e análise de zircão com o método U-Pb e as técnicas de estatística e de visualização de dados geocronológicos. Além disso, trazemos exemplo esquemático da aplicação das assinaturas geocronológicas em zircão detrítico em ambientes sedimentares atuais, no registro geológico, e na Bacia do Parnaíba. No contexto do Projeto Biocronorte, estudos de proveniência que envolvem datações U-Pb em zircão detrítico, darão suporte a reconstruções paleogeográficas e correlações com áreas vizinhas. Este tipo de informação é chave para o entendimento dos processos geológicos que afetam a superfície da Terra ao longo de milhões de anos.   

Biografia do Autor

Juliana Charão Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Juliana Marques is professor at the Instituto de Geociências from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brazil. She is graduated in Geology from UFRGS (1993), Master in Geoscience from UFRGS (1996) and Doctor in Geology-Economic Geology Ph.d. from Universidade de Brasília (2001). Has experience in Geosciences, focusing on Metallogeny, Petrology and Geocronology.

Luiz Saturnino de Andrade, Universidade Federal do Pará

Formado em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Possui mestrado em Geologia e Geoquímica (Estratigrafia) pela Universidade Federal do Pará (2012). Foi professor temporário no UNINORTE (Laureate International Universities) (2013), e professor substituto no Departamento de Geociências, da Universidade Federal do Amazonas (2014-2015). Doutorado em Sedimentologia-Estratigrafia pleo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará, atuando em pesquisas em sedimentologia e estratigrafia de Bacias Sedimentares

Downloads

Publicado

2022-01-28