Understanding the senses about care of the nursing worker in an intensive therapy unit

Autores

  • Jaqueline Bragio, Hiran Pinel, Ingrid Ardisson Colodete, Mayara Silva, Paula Roque Colodete, Flávia Colodete Sobroza Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Unidade de Terapia Intensiva, Educação em enfermagem, Existencialismo

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8312-17

Objetivo: desvelar os Guias de Sentido acerca do cuidado do trabalhador de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva de um hospital público capixaba. Metodologia: pesquisa qualitativa de fundamentação fenomenológica. A amostra desse estudo foi composta por cinco profissionais de enfermagem que atuam em um hospital público capixaba.  Como critério de inclusão, utilizamos período de trabalho igual ou superior a quatro anos de experiência em UTI para adultos. O período da coleta dos dados foi o mês dezembro do ano de 2016. Como instrumento para coleta dos dados, utilizamos uma entrevista semi-estruturada com uma questão norteadora: “Que sentido tem para você cuidar de pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva?”. Não houve tempo determinado para a entrevista e os participantes puderam narrar livremente seu vivido. As entrevistas foram agendadas individualmente, segundo disponibilidade de cada trabalhador e, foram realizadas no próprio local de trabalho. Os dados foram tratados por meio da análise temática e analisados segundo referencial da fenomenologia. Resultados: a análise permitiu a construção das Categorias: A vida por um fio, valor positivo do trabalho, sentimento da falta de sentido, alegria-tristeza, a escuta e abertura ao imprevisível, o sentir-se descuidado...

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Publicado

2020-11-24

Como Citar

1.
Jaqueline Bragio, Hiran Pinel, Ingrid Ardisson Colodete, Mayara Silva, Paula Roque Colodete, Flávia Colodete Sobroza. Understanding the senses about care of the nursing worker in an intensive therapy unit. Rev Enferm UFPI [Internet]. 24º de novembro de 2020 [citado 7º de maio de 2024];8(3). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/579

Edição

Seção

Original