Quality of life and welfare of nursing university students: integrative review

Autores

  • Márcia Teles de Oliveira Gouveia, Hidelkarla Sales de Santana, Ana Maria Ribeiro dos Santos, Girlene Ribeiro da Costa, Márcia Astrês Fernandes Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Enfermagem, Estudantes de enfermagem, Educação em enfermagem

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i3.6074

Objetivo: realizar busca de publicações científicas nas bases de dados sobre a qualidade de vida e o bem-estar do estudante universitário de enfermagem; descrever e analisar as perspectivas enfocadas na literatura. Metodologia: Revisão Integrativa da Literatura. Foram selecionados vinte e três estudos publicados entre 2010 e 2014, nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line e o Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: Observou-se que a qualidade de vida e o bem-estar encontram-se moderadamente bem na avaliação dos estudantes de enfermagem avaliados nos estudos, e que apesar dos estressores decorrentes do curso, os estudantes resolvem as situações estressantes com algumas técnicas de relaxamento e enfrentamento, mas também recorrendo ao uso de álcool e fumo. Os instrumentos utilizados nos estudos: WHOQOL-BREF, Inventário de Depressão de Beck e a Escala de Estresse Percebido. Conclusão: identificadas depressão, insônia, estresse e cansaço, decorrentes da vida acadêmica. Desse modo, importante às instituições e docentes estarem atentos para reconhecer precocemente os indicativos multidimensionais que afetam a qualidade de vida e o bem-estar dos seus estudantes, e implementar medidas preventivas.

Downloads

Publicado

2020-11-13

Como Citar

1.
Márcia Teles de Oliveira Gouveia, Hidelkarla Sales de Santana, Ana Maria Ribeiro dos Santos, Girlene Ribeiro da Costa, Márcia Astrês Fernandes. Quality of life and welfare of nursing university students: integrative review . Rev Enferm UFPI [Internet]. 13º de novembro de 2020 [citado 7º de maio de 2024];6(3). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/461

Edição

Seção

Revisão