Arterial hypertension and associated risk factors in teachers

Autores

  • Ariane Gomes dos Santos, Elaínny Cristina Rocha Fernandes, Evelyn Matias Pontes Barbosa, Kayo Alves Figueiredo, Danielle Benigno de Andrade Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Docentes, Fatores de risco, Hipertensão

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i3.5880

Objetivo: identificar fatores associados à pressão arterial elevada em docentes de um Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Piauí. Metodologia: trata-se de estudo transversal. Os participantes do estudo foram 150 docentes. O instrumento de coleta de dados foi um questionário seguido da verificação de pressão arterial dos docentes. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética e pesquisa, com número de CAAE: 38967414.3.0000.5209. O período de coleta de dados foi de março a abril de 2015. Para análise foram utilizados testes de Qui-quadrado e exato de Fisher. Resultados: 25,33% dos indivíduos analisados apresentaram níveis pressóricos altos, 65,33% dos docentes eram do sexo masculino, as faixas etárias mais frequentes foram 30-39 anos (34,67%) e 40-49 anos (34,67%). Houve associação estatisticamente significativa entre a hipertensão e os fatores: sexo (p=0,0001), faixa de idade (p=0,0483), estado civil (p=0,0218), cor da pele autodeclarada (p=0,0051), cardiopatia (p=0,036), uso de bebida alcoólica (p=0,036), índice de massa corporal - IMC (p<0,05) e circunferência abdominal (p=0,004). Conclusão: foi possível identificar fatores que estão relacionados à hipertensão em docentes de um Instituto Federal do Piauí. Recomenda-se aos docentes a adequação do estilo de vida para uma melhor qualidade de vida.

Downloads

Publicado

2020-11-13

Como Citar

1.
Ariane Gomes dos Santos, Elaínny Cristina Rocha Fernandes, Evelyn Matias Pontes Barbosa, Kayo Alves Figueiredo, Danielle Benigno de Andrade. Arterial hypertension and associated risk factors in teachers . Rev Enferm UFPI [Internet]. 13º de novembro de 2020 [citado 7º de maio de 2024];6(3). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/456

Edição

Seção

Original