Nutritional status and the effects of health education for pre-school children: a literature integrative review

Autores

  • Jeíse Pereira Rodrigues, Eliel Dos Santos Pereira, Maria Rita Pereira Moura, Maria Helena Moura Pereira Neta, Sara Ramos Rodrigues, Antônia Barbara Barbosa da Silva Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Educação em saúde, Estado nutricional, Pré-escolar

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i2.3833

Objetivo: aprimorar o conhecimento relacionado aos efeitos da educação nutricional em crianças das pré-escolas. Metodologia: realizou-se revisão integrativa de literatura, utilizando artigos científicos das bases de dados LILACS, SciELO, MEDLINE, além de livros. Foram coletados 54 publicações, desse total foram excluídos 31 por não abordar a temática da pesquisa e não alcançarem os objetivos do estudo. Com tudo os que atenderam os critérios anteriormente citado apenas 23 publicações, que foram considerados para análise. Resultados: Dentre os estudos correlacionados, apenas 19 se encaixaram nos resultados e discussão, destes (26%) falam sobre distúrbios nutricionais mais prevalentes na infância, (37%) sobre a avaliação e estado nutricional de crianças e (37%) a importância do enfermeiro nas ações de educação em saúde entre escolares. Conclusão: Assim o estudo mostrou que a avaliação e o estado nutricional são de suma importância em todas as fases da vida de um indivíduo, pois através destes pode-se descobrir vários agravos relacionados aos maus hábitos alimentares, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida das crianças. Por fim, a educação em saúde pelo o enfermeiro no ambiente escolar torna-se fundamental para esse público, uma vez que contribuirá para o desenvolvimento de uma vida saudável.

Downloads

Publicado

2020-10-22

Como Citar

1.
Jeíse Pereira Rodrigues, Eliel Dos Santos Pereira, Maria Rita Pereira Moura, Maria Helena Moura Pereira Neta, Sara Ramos Rodrigues, Antônia Barbara Barbosa da Silva. Nutritional status and the effects of health education for pre-school children: a literature integrative review. Rev Enferm UFPI [Internet]. 22º de outubro de 2020 [citado 6º de maio de 2024];5(2). Disponível em: http://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/386

Edição

Seção

Revisão