Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

PREPARO DO MANUSCRITO PARA SUBMISSÃO

A REPIS adota o estilo "FORMATE DO SEU JEITO", ou seja os manuscritos enviados a REPIS são livres para adotar qualquer normativa (ABNT, APA ou Vancouver). Caso opte por não adotar as normativas vigentes, o texto deve "fazer sentido" nos critérios de formatação, de forma que os avaliadores entendam quem está sendo citado e como identificá-lo.

ATENÇÃO: Prerrogativas como quantidade de páginas,  resumo estruturado, espaçamento e critérios de autoria devem ser respeitados desde a primeira submissão. Caso o manuscrito seja considerado para publicação será cobrado que o mesmo atenda as seguintes normas:

1. Layout da página

  • Texto: em papel do tipo A4 (dimensões: 21 x 29,7 cm)
  • Margens da página: Personalizadas com 2,0 cm em cada um dos lados
  • Letra: A REPIS adota a letra Trebuchet MS em tamanho 11 pontos, em todo o texto.
  • Espaçamento: 1,5 cm em todo o manuscrito, inclusive referências e títulos de figuras e tabelas.
  • Página de títulos: Devem ser digitados em espaçamento 1,5 cm. Conter o título do trabalho no idioma de origem do texto, o nome dos autores completos e informações relevantes. As contribuições de cada autor devem ser informadas logo abaixo do autor correspondente. Submeter junto aos documentos suplementares e não o apresentar aos pares a cegas.
  • Autores: A revista não limita o número de autores, no entanto quando esse quantitativo ultrapassa seis (06), deve ser justificado de acordo com critérios de autoria. O editor pode aceitar ou não a justificativa para a quantidade de autores. Caso não se chegue a um consenso, o manuscrito pode ser recusado. A quantidade e ordem de autoria não pode ser mudada após a aceitação do manuscrito. Apresentar nomes completos de todos os autores, em texto sequencial e justificado, com apenas iniciais em letras maiúsculas.  Os nomes devem ser dispostos logo abaixo do título do manuscrito. Não citar os autores em nota de rodapé. Deve-se identificar a  instituição a qual cada autor pertence, cidade, estado, país e e-mail. Caso a produção seja ligada a Programa de Pós-graduação, este deve ser informado. Outras informações não são necessárias e podem ser colocadas nos metadados de submissão. ESTAS INFORMAÇÕES DEVEM VIR NA PÁGINA DE TITULOS.
  • Idioma: A revista aceita manuscritos em três idiomas: português, inglês e espanhol. Deve-se manter o mesmo idioma em todo o texto.
  • Limite de páginas: Cada categoria de texto tem seu limite de tamanho: Artigos Originais: limitados a 15 páginas, a contar do título à conclusão (exclui-se as referências); Short comunnication/ Brief report: limitados a 05 páginas, a contar do título à conclusão (exclui-se as referências); Estudo de Revisão: limitados a 18 páginas, a contar do título à conclusão (exclui-se as referências); Relato de experiência: limitados a 10 páginas, a contar do título à conclusão (exclui-se as referências); Relato de caso clínico: limitados a 08 páginas, a contar do título à conclusão (exclui-se as referências); Reflexão: limitados a 10 páginas, a contar do título à conclusão (exclui-se as referências).
  • Margens laterais do texto/recuo: 1,25 cm. (Exceto títulos de tabelas e referencias)
  • Títulos: No idioma do manuscrito, com 10 a 15 palavras. NÃO EMPREGAR: siglas e elementos institucionais, do universo geográfico, de dimensão regional, nacional ou internacional. Apresentar apenas os elementos do objeto de estudo ou dos descritores
  • Resumos: Apresentar APENAS no idioma do manuscrito, com 150 a 200 palavras. Deve-se elaborá-lo de forma estruturada iniciar e sequenciar o texto com letra minúscula antecedidos pelos termos: Introducão: Deve abordar a problemática e conter os objetivos ou hipoteses. Delineamento: Materiais e metodos utilizados para atingir os objetivos e chegar a conclusão; Resultados: Principais resultados. Dar sempre destacar a originalidade. Implicacões: Qual o impacto no que já se sabe? Quais as implicacões para a prática clinica ou politicas públicas.
  • Descritores/Descriptors/Descriptores: Apresentar de 3 a 6 extraídos do vocabulário "Descritores em Ciências da Saúde" (DeCS: http://decs.bvs.br), quando acompanharem os resumos em português e espanhol, e do Medical Subject Headings (MeSH), para os resumos em inglês.

2. Declarações na Página de Títulos

  • Colaborações: Os autores devem informar as colaborações de cada um para o manuscrito. Seguir as sugestões do ICMJE.
  • Fonte de financiamento: Os autores devem explicitar as fontes de fomento à pesquisa (se houver). Esta informação deve ser inserida na página de títulos.
  • Agradecimentos: são opcionais e se referem às pessoas que contribuíram para a realização do estudo, mas não cumprem os requisitos de autoria e devem ser apresentados na página de título.
  • Disponibilidade dos dados: os autores devem informar onde os dados originais podem ser recuperados. 

3. Manuscrito (Parte Textual)

  • Texto: os textos de manuscritos originais e revisões de literatura devem apresentar: 1) Introdução + Objetivo(s); 2) Metodologia; 3) Resultados; 5) Discussão; 6) Conclusão; 7) Referências. Manuscritos de abordagem qualitativa podem trazer Resultados e Discussão juntos, bem como substituir Conclusão por Considerações Finais. As demais categorias terão estrutura textual livre, devidamente referenciadas.
  • Tabelas: (São consideradas em conjunto: TABELAS + FIGURAS = 05): devem ser elaboradas para reprodução direta pelo Editor de Layout, sem cores, inseridas no texto, com a primeira letra da legenda em maiúscula descrita na parte superior, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que foram citadas no texto, conteúdo em fonte 11 com a primeira letra em maiúscula, apresentadas em tamanho máximo de 14 x 21 cm. Quando necessário, colocar material explicativo em notas abaixo da tabela, não no título. Explicar em notas todas as abreviaturas não padronizadas usadas em cada tabela.
  • Citações: as citações serão identificadas no texto por suas respectivas numerações sobrescritas, sem a identificação do autor e ano, como preconizada pela norma Vancouver.  Não é necessário o uso do parênteses. O número deverá ser colocado após o ponto final, sem espaço entre a última letra e o número (vide exemplo)*. Atenção: Números sequenciais devem ser separados por hífen; enquanto que números aleatórios, por vírgula.
  • *Ex: (1). A infecção hospitalar aumenta consideravelmente o tempo de internação.1
  • *Ex:(2). A infecção hospitalar aumenta os gastos relacionados a internação.1-4
  • *Ex:(3). A infecção hospitalar aumenta os gastos relacionados a internação.1,2,5
  • Citações diretas: até três linhas incluí-las no texto, entre aspas (sem itálico) e referência correspondente conforme exemplo: 13:4 (autor e página); com mais de três linhas, usar o recuo de 3 cm, letra tamanho 11 (sem aspas e sem itálico), seguindo a indicação de autor e data.
  • Depoimentos: na transliteração de comentários ou de respostas, seguir as mesmas regras das citações, porém em itálico, com o código que representar cada depoente entre parênteses.

4. Referências

Número de referências: Não há número máximo de referências, as mesmas devem estar atualizadas, preferencialmente dos últimos 03 anos, quando convier. Não apresentar, de preferência, referências de monografias, dissertações e teses, é preferível apresentar os artigos oriundos destes trabalhos. É obrigatório apresentação de referências de periódicos internacionais, indica-se ao menos 50%.

Estilo: Devem ser redigidas de acordo com o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas ― Estilo Vancouver: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

Exemplos de referências:

#Artigos de periódicos com até 6 autores

Autores do artigo. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Data de publicação; volume (número): página inicial-final do artigo. Available form: URL

 

Souza KGS, Silva RAR, Silva ITS, Bonfada D, Farias TRO, Silva FFA. Ergonomic risks and the work activity of nurses in a public hospital. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2012 Jan [cited 2013 Dec 12]; 6(1):97-103. Available from:http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/viewArticle/2075

#Artigos de periódicos com mais de 6 autores

Seis primeiros autores, seguidos da expressão et al. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Data de publicação; volume (número): página inicial-final do artigo. Available form: URL

 

Herman-Giddens M, Steffes J, Dowshen S, Hussey M, Harris D, Wasserman R, et al. Age of onset of selected pubertal characteristics: Cross-sectional data from non-hispanic white boys. Pediatric Academic Societies [Internet]. 2010 May [cited 2014 Nov 17];1(4):35-49. Available from: http://www.aap.org/en-us/professional

# Organização(ões) como autora(es)

Organização. Título do artigo. Título do periódico abreviado. Data de publicação; volume (número): página inicial-final do artigo. Available form: URL

 

Sociedade Brasileira de Hipertensão. I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica. Arq. Bras. Cardiol. 2005; 84 (supl. 1):544-52.

# Livros

Autor(es) do livro. Título do livro. Edição . Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.

Ribeiro MS. Enfermagem e trabalho: Fundamentos para a atenção à saúde dos trabalhadores. 2nd ed. São Paulo: Martinari; 2008.

# Capítulo de livro

Autor(es) do livro. Título do livro. Edição . Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.

 

Fantauzzi GS, Aarão BFC. O Advento do Crack no Contexto Político Brasileiro. In: Sapori LF, Medeiros R, editores. Crack: um desafo social. Belo Horizonte: Editora PUC Minas; 2010. P. 220-245

# Tese, dissertação e trabalho de conclusão de curso

Autor (es). Título do trabalho [tipo do documento]. Cidade de publicação: Editora; Ano de defesa do trabalho.

Valle ARMC. Competências do enfermeiro para ações preventivas na atenção domiciliar com ênfase nos riscos de infecção. [Tese de doutorado]. Ribeirão preto: Universidade de São Paulo, curso de Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2013.

» Instrução para submissão

A submissão deve ser feita pelo sistema: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/nupcis com seu login e senha. Para submeter o texto TODOS os autores deverão estar inscritos na Revista Prevenção de Infecção e Saúde, e todas as informações devem ser preenchidas corretamente nos metadados de submissão. É necessário anexar a declaração de transferência de direitos autorais, bem como os outros documentos suplementares.

» Revisão de idiomas

Buscando aumentar a qualidade dos textos apresentados a revista, bem como qualificação junto a CAPES, a REPIS padronizou a tradução dos resumos apresentados a revistas devendo esta ser elaborada pela empresa ITFC- Tradução e Consultoria/ E-mail: financeirotraducao@gmail.com

A partir de janeiro de 2017 a REPIS passou a exigir a tradução dos manuscritos para a versão em inglês. Esta medida visa aumentar a visibilidade da Revista bem como sua indexação em bases de dados conceituadas. 
Os trabalhos selecionados serão informados assim que aprovados e a tradução deverá ser providenciada pelos autores. A REPIS trabalha com empresas especificas que fornecem desconto de até 40% para a Revista.

» Taxas de publicação

A revista não cobra taxas de publicação

» Periodicidade

A revista passou a adotar o sistema de publicação continuada (rolling Pass), largamente utilizado no exterior. Essa medida faz com que a publicação do artigo seja mais rápida, não dependendo de outros artigos para fechamento de um fascículo.

»Avaliação de similaridade

 A REPIS apoia as boas práticas em pesquisa e a Ética editorial, e baseado nisso, submete os textos a avaliação de similaridade por meio do software Turnitin. Solicitamos que trechos com similaridade acima de 2% sejam refeitos. A analis da similaridade é feita quanti e qualitativamente.

Atenção: Casos de identificação de plágio e autoplágio serão analisadas pelo Conselho Editorial da REPIS para decisão das penalidades, que podem incluir proibição de submeter no periódico por período de 6 a 24 meses. Os autores terão acesso ao relatório de similaridade.

Atenção: Casos relacionados a similaridade com Teses, Dissertações, trabalhos publicados em anais de eventos e derivados do próprio autor não são considerados plágio.

» Repositórios de Pré-Print

A REPIS aceita manuscritos publicados previamente em repositórios de Pré-Print.

» Acesso aberto

Este periódico  está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo que o conteúdo da mesma seja de acesso aberto. 

Artigo Original

Política padrão de seção

Relatos de Casos

Estudos avaliativos, originais ou notas prévias de pesquisa contendo dados inéditos e relevantes. A apresentação deve acompanhar as mesmas normas exigidas para artigos originais, limitando-se a 6 páginas.

Resenhas

Resenha crítica de obra, publicada nos últimos dois anos, limitando-se a 2 páginas.

Short Communication

Um "Short Communication" permite que o autor apresente observações preliminares importantes ou que ainda não contenha dados que justifiquem a publicação de um artigo completo. Short Communication devem ser breves, de aproximadamente 500 a 1500 palavras e fornecer informações adequadas para permitir a mesma avaliação pelos pares dada a outras apresentações.

Nâo exige resumos, palavras chaves ou secções específicas, tais como métodos. As normas de direitos autorais e originalidades funcionam para esta seção tais como para as outras seções publicadas neste periódico

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.