Sobre a Revista

Foco e escopo da revista

A Revista Prevenção de Infecção e Saúde (REPIS) é o veículo oficial da Human Exposome and Infectious Diseases Network (HEID) e tem por  missão promover a disseminação do conhecimento técnico-científico a cerca da prevenção e o controle de Infecções em serviços de saúde, bem como pesquisas epidemiológicas que busquem investigar o perfil das doenças mais prevalentes em ambiente de prestação de serviços de saúde fornecendo contribuições para a área.

A Revista Prevenção em Infecção e Saúde (REPIS) é um periódico on-line, que desde janeiro de 2018 adota o sistema de publicação continuada (rolling pass). É editada pelo Núcleo de Pesquisa em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde - NUPCISS do Programa de Pós-graduação em Enfermagem - PPGEnf, da Universidade Federal do Piauí - UFPI em parceria/colaboração com o Núcleo de Estudos de Prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde (NEPECISS) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da Universidade de São Paulo - USP. O periódico aceita publicação de artigos em português, inglês e espanhol, nas categorias: artigos originais, revisão, relato de experiência, textos reflexivos, pagina do estudante e atualização, que atendam as normas de publicação da Revista.

O períodico não possui quaisquer fins lucrativos.

Avaliação pelos pares

A REPIS possui dois sistemas de avaliação de manuscritos, conforme a seguir:

  1. Artigos derivados de pré-print

Manuscritos que foram disponibilizados em repositórios de pre-print serão analisados pelo sistema de open-peer review. Nesse sistema, avaliadores terão acesso aos nomes dos autores, fornecendo maior transparência ao processo.

Caso o manuscrito seja aceito, será publicado com o nome dos avaliadores e acesso ao relatório de revisão.

É necessário informar na Cover Letter, bem como em “comentários ao editor” que se trata de um manuscrito hospedado em repositório de pré-print, bem como o DOI da submissão.

Manuscritos de membros do corpo editorial só serão analisados mediante esse mecanismo.

  1. Artigos que não foram disponibilizados em nenhum tipo de repositório.

Esses artigos serão encaminhados a dois avaliadores ad hoc, permitindo que os avaliadores desconheçam a autoria dos trabalhos, bem como os autores desconheçam a identidade de seus avaliadores, que irão emitir parecer consubstanciado, de acordo com o preconizado pela Revista, o qual deve atender aos critérios de conteúdo e formatação. Este procedimento é necessário para garantir a integridade ética e profissional dos sujeitos envolvidos neste processo.

A lista com o nome dos avaliadores está disponível na Revista.

Decisões editoriais possíveis

  • Rejeitar imediatamente (antes da revisão por pares): Quando o texto não possui relevância cientifica o suficiente para ser enviado aos revisores ou quando não se encaixa no escopo da revista.
  • Menores revisões: O manuscrito precisa de poucas mudanças, que levam pouco tempo (entre 5 e 10 dias) e envolvem menos da metade das seções do manuscrito;
  • Maiores revisões: O manuscrito precisa de muitas mudanças, que levam muito tempo (entre 11 e 20 dias) e envolvem 75% das seções do manuscrito; Nesse caso não são necessárias mudanças significativas no método e resultados, ou seja não é necessário refazer tabelas por completo ou refazer experimentos e testes estatísticos.
  • Rejeitar e resubmeter: O manuscrito precisa de muitas mudanças, sobretudo mudanças significativas no método e resultados, ou seja, é necessário refazer tabelas por completo ou refazer experimentos e testes estatísticos. Essas mudanças levariam mais de um mês, mas o manuscrito é interessante para a REPIS.
  • Rejeitar: Após a revisão por pares, os revisores apontaram não existir originalidade ou existir equívocos significativos que não serão superados por revisões.  

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Periodicidade

Desde janeiro de 2018 a revista passou a adotar o sistema de publicação continuada (rolling pass).

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Human Exposome and Diseases Network (HEID)

A REPIS é o veículo de divulgação da HEID, uma rede global de pesquisadores comprometidos com o estudo, a prevenção e o controle das doenças infecciosas reconhecendo a complexidade do expossoma humano e a ameaça à saúde planetária.

A HEID tem o objetivo de desenvolver estudos, promover a comunicação e articulação entre pesquisadores, profissionais, usuários e gestores dos serviços de saúde; e promover a discussão e divulgação do conhecimento, sobre as doenças infecciosas, por meio de fóruns, eventos científicos, publicações, entrevistas entre outros.

Mais informações, acessar aqui.