Esta es un versión antigua publicada el 2023-12-06. Consulte la versión más reciente.

HISTÓRIA AMBIENTAL, IDEIAS DE NATUREZA, EDUCAÇÃO ESCOLAR... CONSIDERAÇÕES SOBRE O PIAUÍ

Autores/as

  • Luís Carlos Albano Duarte Sousa
  • Johny Santana de Araújo
  • Raimundo Batista dos Santos Junior

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10794176

Palabras clave:

Educação escolar, história ambiental, ideias de natureza

Resumen

Este ensaio propõe uma reflexão sobre a contribuição da história ambiental nos debates sobre ideias de natureza elegendo o ambiente escolar como local por excelência para o desenvolvimento de cosmovisões autônomas capazes de articular demandas atuais e urgentes a nível global com seu próprio repertório de conhecimento local. No caso específico do Piauí, buscamos no exemplo da implantação de energia fotovoltaica no campus de Floriano do Instituto Federal do Piauí os elementos que demonstram o retorno positivo do envolvimento da comunidade no protagonismo dos projetos interligados ao sistema de geração de energia renovável, num pragmatismo que impacta diretamente a vida da comunidade, gerando fontes de renda e conhecimento. Amparamo-nos conceitualmente em Pádua (2010), Lopes (2010) e Leff (2005) para desenvolver a reflexão.

Biografía del autor/a

Luís Carlos Albano Duarte Sousa

Doutorando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí, campus de Teresina (2022), e graduação em História pela Universidade Federal do Piauí, campus de Picos (2018).

Johny Santana de Araújo

Professor Associado III do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), membro permanente do Programa de Pós-graduação em História do Brasil (PPGHB/UFPI) e do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP/UFPI). Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Realizou Estágio Pós-Doutoral em História junto a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Raimundo Batista dos Santos Junior

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPI. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí, mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Ciência Política pela mesma Universidade.

Publicado

2023-12-06

Versiones

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.