HISTÓRIA AMBIENTAL, IDEIAS DE NATUREZA, EDUCAÇÃO ESCOLAR... CONSIDERAÇÕES SOBRE O PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10794176Palavras-chave:
Educação escolar, história ambiental, ideias de naturezaResumo
Este ensaio propõe uma reflexão sobre a contribuição da história ambiental nos debates sobre ideias de natureza elegendo o ambiente escolar como local por excelência para o desenvolvimento de cosmovisões autônomas capazes de articular demandas atuais e urgentes a nível global com seu próprio repertório de conhecimento local. No caso específico do Piauí, buscamos no exemplo da implantação de energia fotovoltaica no campus de Floriano do Instituto Federal do Piauí os elementos que demonstram o retorno positivo do envolvimento da comunidade no protagonismo dos projetos interligados ao sistema de geração de energia renovável, num pragmatismo que impacta diretamente a vida da comunidade, gerando fontes de renda e conhecimento. Amparamo-nos conceitualmente em Pádua (2010), Lopes (2010) e Leff (2005) para desenvolver a reflexão.Downloads
Publicado
2023-12-06 — Atualizado em 2024-03-08
Versões
- 2024-03-08 (2)
- 2023-12-06 (1)
Edição
Seção
Artigos