Esta es un versión antigua publicada el 2023-12-06. Consulte la versión más reciente.

PLANEJAMENTO ENERGÉTICO E PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA NA DIVERSIFICAÇÃO DA MATRIZ ENERGÉTICA NO ESTADO DO PIAUÍ (2010--2021)

Autores/as

  • Carolina Pereira Madureira
  • Lucas Lira de Menezes
  • Raimundo Batista dos Santos Junior Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10788029

Palabras clave:

planejamento energético, participação comunitária, energias renováveis, Piauí

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar o planejamento energético e a participação comunitária na diversificação da matriz energética do estado do Piauí (2010--2021), buscando responder a seguinte pergunta norteadora: em que medida o planejamento para diversificação da matriz energética piauiense incorpora a participação comunitária (2010--2021)? A hipótese da pesquisa é que o Planejamento Energético para transição energética sustentável no estado do Piauí embora tenha avançado, com iniciativas como a institucionalização do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento de Energias Limpas -- PROPIDEL (2016), necessita incorporar uma maior participação comunitária em sua operacionalização. Em termos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa e descritiva, com estudo de caso e levantamento de dados enquanto técnica de pesquisa, bem como análise de referencial teórico bibliográfico.

Biografía del autor/a

Lucas Lira de Menezes

Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pesquisador bolsista na área de políticas de sustentabilidade pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

Raimundo Batista dos Santos Junior, Universidade Federal do Piauí

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFPI). Doutor em Ciência Política (UNICAMP). Coordenador de Pesquisa em sustentabilidade pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

Publicado

2023-12-06

Versiones