EDUCAÇÃO AMBIENTAL

USO DE ABELHAS SEM FERRÃO COMO MODELO EDUCACIONAL EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE PEDRO II-PI

Autores/as

  • Hildebrando Feitosa Costa Instituto Federal do Piauí (IFPI)
  • Bianca Bezerra do Nascimento Instituto Federal do Piauí (IFPI)
  • Teresa Naely Leite da Silva Instituto Federal do Piauí (IFPI)
  • Márcia Gomes de Melo Instituto Federal do Piauí (IFPI)
  • Francisca Milena da Costa Oliveira Instituto Federal do Piauí (IFPI)
  • Antonia Maria Lima Pereira Instituto Federal do Piauí (IFPI)
  • Willame Rodrigues do Nascimento Instituto Federal do Piauí (IFPI)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15814394

Palabras clave:

Educação Ambiental, Abelhas sem ferrão, Polinização, Biodiversidade, Ensino técnico, Seminário piauiense

Resumen

Este trabalho relata uma experiência de Educação Ambiental desenvolvida com estudantes do 1º ano dos cursos técnicos em Agroindústria e Zootecnia de uma escola da rede estadual de Pedro II-PI, utilizando as abelhas sem ferrão como instrumento pedagógico. Considerando o papel fundamental desses insetos na polinização e na manutenção da biodiversidade, o projeto teve como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância ecológica e a conservação das abelhas nativas do semiárido piauiense. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário diagnóstico, seguido por uma palestra educativa e atividades práticas com observação de uma colmeia da espécie Melipona rufiventris (uruçu amarela). Os resultados revelaram que os estudantes já possuíam um bom nível de conhecimento sobre as abelhas sem ferrão e sua importância ambiental. Por exemplo, 64% dos alunos de Zootecnia e 57% de Agroindústria identificaram corretamente as abelhas sem ferrão, e mais de 70% associaram sua extinção a consequências graves para a biodiversidade. A atividade final, com a produção de desenhos e histórias, reforçou o entendimento sobre o papel essencial desses polinizadores. Conclui-se que o uso das abelhas sem ferrão como recurso didático é eficaz para promover a Educação Ambiental, despertando o senso crítico e ecológico dos estudantes. Reforça-se, ainda, a necessidade de ampliar iniciativas como esta no ambiente escolar, dada sua relevância para a formação de uma consciência ambiental crítica e propositiva.

Biografía del autor/a

Hildebrando Feitosa Costa, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Graduando do curso superior em ciências biológicas, IFPI, campus Pedro II.

Bianca Bezerra do Nascimento, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Graduando do curso superior em ciências biológicas, IFPI, campus Pedro II.

Teresa Naely Leite da Silva, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Graduando do curso superior em ciências biológicas, IFPI, campus Pedro II.

Márcia Gomes de Melo, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Graduando do curso superior em ciências biológicas, IFPI, campus Pedro II.

Francisca Milena da Costa Oliveira, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Graduando do curso superior em ciências biológicas, IFPI, campus Pedro II.

Antonia Maria Lima Pereira, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Graduando do curso superior em ciências biológicas, IFPI, campus Pedro II.

Willame Rodrigues do Nascimento, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Professor do  IFPI, campus Pedro II.

Publicado

2025-07-15

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