As identidades negras no discurso curricular da universidade

Autores/as

  • Jardson Barrinha dos Santos UESPI
  • Emanuel Calebe Araújo Silva

Resumen

O presente estudo ocorreu na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) com estudantes do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) ocupou-se em verificar os impactos do processo de colonização do poder-saber-ser na construção de identidades negras. Foi um estudo qualitativo (MINAYO, 1994) de tipo estudo de caso (GOLDENBERG, 2004) cuja técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada (MINAYO, 2006). A análise de dados ocorreu mediante análise de conteúdo (MINAYO, 1994). O estudo possibilitou compreender os impactos de currículos decoloniais no processo de construção de identidades negras. Em suma, os discursos coloniais precisam abrir espaço para debates decoloniais amplificadores dos debates.

 

Archivos adicionales

Publicado

2021-07-25

Cómo citar

BARRINHA DOS SANTOS, Jardson; ARAÚJO SILVA, Emanuel Calebe. As identidades negras no discurso curricular da universidade. Revista Zabelê, Teresina, Brasil, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/revzab/article/view/3703. Acesso em: 21 nov. 2024.