Identidade negra, discurso e autorreconhecimento

perspectivas de uma educação antirracista

Autores/as

  • Angélica Maria Vieira Cruz Universidade Federal de Pernambuco
  • Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento

Palabras clave:

Identitdade, Autorreconheciemnto, Discursos, Antirracismo, Educação

Resumen

A perspectiva de uma educação antirracista é permeada por amplas reflexões, sendo uma delas o reconhecimento e afirmação da identidade negra. Nos estudos relativos ao debate sobre identidade, essa apresenta-se como um processo em constante construção e influenciada por diversos fatores. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre alguns aspectos colonizantes e discursos emitidos por diversos sujeitos, que podem dificultar a afirmação da identidade negra na sociedade de modo geral, e nos espaços educativos de modo particular, bem como sobre os usos de classiflicações raciais no autorreconhecimento que também traduz essa dificuldade. A partir de um levantamento bibliográfico, elencamos alguns autores que tem se dedicado sobre o tema, e a partir deste construímos nossas reflexões. As leituras apontaram a existência de uma relação dialógica entre identidade e autorreconhecimento, bem como demonstram os diferentes fatores que influenciam essa relação, sendo o espaço escolar um destes.

Archivos adicionales

Publicado

2021-12-20

Cómo citar

VIEIRA CRUZ, Angélica Maria; FERREIRA DO NASCIMENTO, Raimundo Nonato. Identidade negra, discurso e autorreconhecimento: perspectivas de uma educação antirracista. Revista Zabelê, Teresina, Brasil, v. 2, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/revzab/article/view/3691. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.