Notícias

REPIS publica diretrizes para avaliação por sistema Open Peer Review

A partir de 10 de janeiro de 2020, os manuscritos submetidos a REPIS deverão obedecer um dos dois sistemas de avaliação de manuscritos, a seguir:

1. Artigos derivados de pré-print

Manuscritos que foram disponibilizados em repositórios de pre-print serão analisados pelo sistema de open-peer review. Nesse sistema, avaliadores terão acesso aos nomes dos autores, fornecendo maior transparência ao processo. Caso o manuscrito seja aceito, será publicado com o nome dos avaliadores e acesso ao relatório de revisão. É necessário informar na Cover Letter, bem como em “comentários ao editor” que se trata de um manuscrito hospedado em repositório de pré-print, bem como o DOI da submissão. Manuscritos de membros do corpo editorial só serão analisados mediante esse mecanismo.

2. Artigos que não foram disponibilizados em nenhum tipo de repositório.

Esses artigos serão encaminhados a dois avaliadores ad hoc, permitindo que os avaliadores desconheçam a autoria dos trabalhos, bem como os autores desconheçam a identidade de seus avaliadores, que irão emitir parecer consubstanciado, de acordo com o preconizado pela Revista, o qual deve atender aos critérios de conteúdo e formatação. Este procedimento é necessário para garantir a integridade ética e profissional dos sujeitos envolvidos neste processo.

A lista com o nome dos avaliadores está disponível na Revista.

REPIS torna-se membro da Rede Ibero-americana de editoração científica (RED Edit)

RedEdit, criada em 2006 pela PAHO tem como missão congregar todas as revistas cientificas produzidas pela Enfermagem dos países falantes de português e espanhol da Ibero-América,  para promover sua  qualificação crescente.
A REDE tem como meta estabelecer padrões homogêneos de qualidade entre as Revistas de Enfermagem Ibero-Americanas e é ligada ao Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem localizado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo – Brasil. O Centro encontra-se vinculado a EERP desde 1988. Suas atividades têm se concentrado em três áreas: pesquisa, formação de recursos humanos e disseminação do conhecimento, tanto dentro do Brasil quanto no plano internacional.
A REPIS é a primeira revista especializada em controle de infecção a ser indexada a REDE

REPIS is available on Publons!

Revista Prevenção de Infecção E Saúde has partnered with Publons, the
world’s leading peer review platform, to officially recognise your peer
review contributions. 
When you review for Revista Prevenção de Infecção E Saúde you will be
asked if you want to track, verify and get recognition for that review on
Publons. You can then use your verified peer review record as evidence of
your contributions to the scientific community in promotion and funding
applications. 
Publons also gives you access to a range of tools and data so you can see
how your review efforts compare with others. 
For more information about Publons or to sign up (for FREE), visit
https://publons.com